DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Submarino japonês afundado na 2ª Guerra Mundial se torna atração de realidade virtual (FOTOS)

© Foto / John McCarthy CC_3.0Reconstrução em 3D do submarino japonês I-124
Reconstrução em 3D do submarino japonês I-124 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2022
Nos siga no
O submarino I-124 foi afundado pelos Aliados em 1942 e se encontra agora a 150 metros de profundidade e a 90 quilômetros de distância da costa da Austrália.
O naufrágio é de difícil acesso por conta da grande profundidade, um mergulhador com equipamento comum só conseguiria ver os escombros por alguns minutos, mas além disso o submarino é considerado um "túmulo de guerra" e por isso é protegido por lei.
© Foto / John McCarthy CC_3.0O submarino japonês naufragou em janeiro de 1942
O submarino japonês naufragou em janeiro de 1942 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2022
O submarino japonês naufragou em janeiro de 1942
A boa notícia é que mesmo quem não é mergulhador, já pode fazer um passeio virtual pelo naufrágio.

"Com base em nossos dados, informações históricas de navios e fotografias, criamos uma experiência de mergulho virtual em que o vídeo leva o espectador pelo processo de coleta de dados e, em seguida, te leva às profundezas, para ter a experiência de ver o naufrágio em primeira mão", explicou o arqueólogo da Universidade Flinders, na Austrália, John McCarthy, em reportagem da Live Science.

O vídeo pode ser acessado pelo celular, pelo monitor de um computador normal, mas a experiência só é completa utilizando os óculos de realidade virtual. Por enquanto a atração só está disponível com narração em inglês e japonês.

O submarino

O I-124 foi construído no final da década de 1920 para a Marinha Imperial do Japão. O submarino era uma variação de um modelo alemão. Durante a guerra, o trabalho da embarcação era plantar minas e derrubar navios inimigos. O submarino foi interceptado e destruído por forças australianas no dia 20 de janeiro de 1942, após uma longa batalha.
© Foto / John McCarthy CC_3.0Submarino japonês pode ser visitado com a ajuda da realidade virtual
Submarino japonês pode ser visitado com a ajuda da realidade virtual - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2022
Submarino japonês pode ser visitado com a ajuda da realidade virtual
Mas não é aqui que termina a história do I-124, de acordo com o Museu Marítimo da Austrália Ocidental, em 1972 um grupo de "caçadores de tesouro" tentaram acessar o naufrágio, para retirar e vender partes do submarino. Foi a partir daí que a Marinha da Austrália anunciou o naufrágio como "túmulo de guerra", limitando o acesso de mergulhadores e proibindo a retirada de qualquer material.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала