DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Espada da Idade do Bronze é encontrada por acaso na Eslováquia (FOTO)

CC BY-SA 3.0 / Szeder Laszlo / Hullam-térRio Vah, na Eslováquia (imagem referencial)
Rio Vah, na Eslováquia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2022
Nos siga no
Um habitante eslovaco encontrou no oeste do país uma espada curta, ou adaga longa, da Idade do Bronze parcialmente preservada, que foi apontada como pertencendo à Cultura dos Túmulos.
Um habitante local encontrou por acidente uma "espada curta, ou adaga longa", milenar junto do rio Vah, na Eslováquia, relatou na terça-feira (18) o jornal The Slovak Spectator.
O achado, descoberto perto do povoado de Hlohovec, no oeste do país, tinha um comprimento de aproximadamente 26 centímetros e um peso de cerca de 150 gramas. No entanto, indicou a mídia, citando o Escritório de Trnava da Direção dos Monumentos, apenas restaram vestígios dos rebites da arma, enquanto o punho, feito de material orgânico, não sobreviveu até os nossos dias.
O rio Vah na Eslováquia revelou uma rara arma da Idade do Bronze.
Apesar disso, esta não é a primeira arma deste tipo descoberta na bacia do rio Danúbio, sendo que uma espada semelhante já foi detectada em Vcelince, Eslováquia, junto com outros objetos de bronze. Elas são normalmente encontradas em tumbas com vários objetos.
"Elas são típicas da Cultura dos Túmulos emergente, que começou a dominar a região do centro da Europa no séc. XVI a.C., ou seja, durante a Idade do Bronze", explicou Matus Sladok, do Escritório de Trnava da Direção dos Monumentos.
Sladok crê que a espada, o quarto objeto encontrado desde 2002 junto do rio Vah na região de Trnava, pode ter caído na água como parte de um culto, mas também pode ter sido um objeto perdido quando seu dono percorria o rio. Ele argumenta que o objeto pode ser uma arma transitória entre as longas adagas de bronze e as primeiras espadas desse metal, que começaram a aparecer na primeira metade do segundo milénio a.C.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала