DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estudo aponta que cavalos da Idade Média eram do tamanho de pôneis dos dias atuais

© Foto / University of ExeterPesquisadora da Universidade de Exeter analisa osso de cavalo encontrado na Inglaterra
Pesquisadora da Universidade de Exeter analisa osso de cavalo encontrado na Inglaterra - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2022
Nos siga no
Um grupo de arqueólogos e historiadores analisou a ossada de mais de 2.000 cavalos em conjunto à pesquisa de relatos históricos.
O clássico cavalo medieval, grande e imponente, retratado em filmes de época parece ser uma falsa imagem de como realmente eram os animais.
"Na cultura popular, os cavalos de guerra são frequentemente descritos como do tamanho de um cavalo de condado. Realmente não era assim. A maioria dos cavalos medievais são surpreendentemente pequenos. São poucos os que têm o tamanho retratado em filmes ou mesmo em exposições", disse o professor Alan Outram, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Exeter, na Inglaterra.
Em entrevista ao The Guardian, Outram explicou que foram analisadas mais de 2.000 ossadas de cavalos mortos entre os séculos IV e XVII. A média de altura dos animais é de 1.47 metros, que é o tamanho máximo de um pônei nos dias de hoje.
Mas o tamanho diminuto dos cavalos medievais não quer dizer que eles eram inferiores, nem que não havia um cuidado por parte dos criadores de animais da época.
"Se gastava muito mais dinheiro com cavalos do que com pessoas", garante Alan Outram.
O motivo pelo qual os cavalos medievais serem pequenos ainda é motivo de debate, mas não faltam teorias. Os pesquisadores acreditam que o menor porte dos animais poderia ajudar, por exemplo, no transporte de carga entre batalhas.
Arqueólogos trabalhando no local onde foi descoberto tesouro com 209 moedas romanas - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2022
Ciência e sociedade
Especialistas acreditam que texugo teria descoberto tesouro com moedas da época romana (FOTOS)
Os próximos passos para os pesquisadores são a análise de um sítio arqueológico em Westminster, continuar o estudo de armaduras de cavalos e, por último, examinar os ossos dos animais em busca de DNA, para descobrir mais detalhes sobre os não tão grandes cavalos da Idade Média.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала