- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após Inflação ultrapassar a meta, BC escreve carta ao ministro Paulo Guedes explicando a crise

© Foto / Rodrigo Pozzebom / Agência BrasilRodrigo Campos Neto, presidente do Banco Central
Rodrigo Campos Neto, presidente do Banco Central - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2022
Nos siga no
Após o anúncio de que a inflação apresentou a maior variação desde 2015, o Banco Central brasileiro, responsável pelo controle do índice, escreveu uma carta ao ministro Paulo Guedes.
No documento, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, aponta que o aumento dos preços de commodities, a bandeira de energia elétrica (em razão da escassez hídrica), além da falta de insumos, foram os principais fatores que levaram a inflação a superar o limite da meta em 2021.
A justificativa foi dada em carta aberta ao presidente do Conselho Monetário Nacional (CMN) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, escreve o portal G1.
Na carta, Campos Neto frisou a influência da pandemia sobre o desvio da inflação e fez questão de destacar que a aceleração inflacionária para níveis superiores à meta foi um fenômeno global no ano passado.
Conforme noticiado mais cedo, o IPCA, o índice oficial de inflação, terminou o ano passado em 10,06%, quase o dobro (4,81%) acima da meta a ser perseguida pelo BC (5,25%).
Em Limeira, no interior de São Paulo, alimentos são precificados em supermercado, em 11 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2022
Notícias do Brasil
IBGE: inflação de 2021 tem maior alta desde 2015 no Brasil
Esse foi o maior desvio em quase 20 anos, já que, em 2002, o "estouro" foi de 7,03%. A última vez que o teto da meta havia sido rompido, em 2015, a distância havia sido de 4,17%, quando o IPCA registrou alta de 10,67%.
No documento, Campos Neto destacou que as pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia de COVID-19, com aumento da demanda por bens.

"Esses desenvolvimentos, que ocorreram em nível global, geraram excesso de demanda em relação à oferta de curto prazo de diversos bens, causando um desequilíbrio que, em diversos países e setores, foi exacerbado por falta de mão-de-obra, problemas logísticos e gargalos de produção", afirmou o BC.

Campos Neto destacou ainda que o principal fator para o desvio de 6,31% em relação ao centro da meta de 2021 foi a inflação importada, com contribuição de 4,38%. Pesaram a alta de produtos como petróleo e a desvalorização do real frente à moeda norte-americana.
Campos Neto alegou que tem tomado as devidas providências para que a inflação atinja as metas para a inflação determinadas pelo Conselho Monetário Nacional.
"O BC tem calibrado a taxa básica de juros, e continuará a fazê-lo, com vistas ao cumprimento das metas para a inflação estabelecidas pelo CMN", conclui a carta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала