- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Washington pede diplomacia 'séria e sustentada' com Coreia do Norte, mas impõe condições

© AP Photo / Andrew HarnikNesta foto de arquivo de 27 de fevereiro de 2019, uma mulher segura as bandeiras dos EUA e da Coreia do Norte enquanto caminha em Hanói, no Vietnã
Nesta foto de arquivo de 27 de fevereiro de 2019, uma mulher segura as bandeiras dos EUA e da Coreia do Norte enquanto caminha em Hanói, no Vietnã - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2022
Nos siga no
Os EUA estão preparados para conversas diplomáticas com a Coreia do Norte, mas cabe a Pyongyang escolher o caminho para a paz, declarou a representante de Washington na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, nesta segunda-feira (10).

"Nosso objetivo continua sendo a desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana. Estamos preparados para empreender e apoiar uma diplomacia séria e sustentada com este fim", afirmou a diplomata norte-americana, acrescentando que é Coreia do Norte que deve agora escolher o diálogo e a paz em vez de "seu ilegal e ameaçador" programa de armas nucleares.

A declaração de Thomas-Greenfield foi dada antes de reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU sobre o último lançamento de míssil balístico de Pyongyang na costa Leste do país, na última quarta-feira (5).
A diplomata aproveitou para condenar o lançamento.
"Essas ações aumentam os riscos de erro de cálculo e escalada de estresse e representam uma ameaça significativa à estabilidade regional", criticou.
O encontro no Conselho de Segurança da ONU foi agendado a pedido de Estados Unidos, França, Irlanda, Albânia e Reino Unido.
Submarino de ataque rápido USS Oklahoma City (SSN 723) da classe Los Angeles volta à base naval dos EUA em Guam, 19 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2022
EUA e outras 5 nações conduzem exercícios militares no Pacífico em meio a tensões com China
Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte confirmou ter realizado um teste de mísseis supersônicos.
O lançamento teria sido o primeiro da Coreia do Norte em 2022. O teste anterior ocorreu em 19 de outubro de 2021, quando Pyongyang lançou um novo míssil balístico desenvolvido para atingir submarinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала