DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Novo estudo sugere que buracos negros se assemelham a gigantes 'bolas de lã emaranhadas'

CC BY 2.0 / Observatório Europeu do Sul / Representação artística de um buraco negro na galáxia NGC 3783Impressão artística sobre o entorno do buraco negro supermassivo na galáxia NGC 3783
Impressão artística sobre o entorno do buraco negro supermassivo na galáxia NGC 3783 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
Nos siga no
De acordo com um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, os buracos negros são como bolas emaranhadas gigantes.
O estudo busca resolver o debate sobre o famoso paradoxo de informação de Stephen Hawking, o problema criado pela conclusão do físico teórico britânico de que quaisquer informações que entrem em um buraco negro nunca poderão sair, ou seja, o buraco negro não sofreria alteração física na sua composição, independentemente da natureza do que caiu nele.
Esta conclusão está de acordo com as leis da termodinâmica, mas se opõe às leis fundamentais da mecânica quântica.

"O que descobrimos da teoria das cordas é que toda a massa de um buraco negro não está sendo sugada para o centro, o buraco negro tenta comprimir as coisas até um ponto, mas depois as partículas são esticadas em cordas, e as cordas começam a esticar e expandir e se transformam em uma bola emaranhada que se expande até preencher a totalidade do buraco negro", explicou Samir Mathur, autor principal do estudo e professor de física na Universidade de Ohio.

O estudo, publicado em 28 de dezembro na Turkish Journal of Physics, descobriu que a teoria das cordas quase certamente contém a resposta para o paradoxo de Hawking, tal como os autores do artigo tinham originalmente acreditado.
Os físicos comprovaram teoremas para mostrar que a teoria das bolas emaranhadas continua sendo a solução mais provável para o referido paradoxo.
Anterior estudo de Mathur teorizava que os buracos negros eram semelhantes a bolas muito grandes e emaranhadas de fios – como uma "bola de lã" que se torna maior e mais emaranhada assim que novos objetos são sugados.
Galáxias observadas pelo telescópio ALMA sobrepostas à imagem do gás quente no aglomerado de Virgem a 65 milhões de anos-luz da Terra - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2021
Ciência e sociedade
Observatório da NASA detecta em aglomerado de galáxias 4 estruturas misteriosas (VÍDEO)
"Quanto maior o buraco negro [se torna] mais energia entra, e [assim] a bola de lã emaranhada se torna maior", disse Mathur no estudo anterior.
Os físicos descobriram que a teoria das cordas poderia ser a solução para o paradoxo de Hawking. Com essa estrutura de bola emaranhada, o buraco negro irradia como qualquer corpo normal, e deixa de existir qualquer quebra-cabeça.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала