- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kamala Harris compara invasão ao Capitólio com ataques a Pearl Harbor e terrorismo no 11 de setembro

© REUTERS / Mídia AssociadaO vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, faz comentários no Statuary Hall do Capitólio dos EUA durante uma cerimônia no primeiro aniversário do ataque de 6 de janeiro de 2021, 6 de janeiro de 2022
O vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, faz comentários no Statuary Hall do Capitólio dos EUA durante uma cerimônia no primeiro aniversário do ataque de 6 de janeiro de 2021, 6 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
Nos siga no
Kamala Harris comparou datas importantes (e trágicas) na história dos EUA com os eventos que marcaram o motim no Capitólio.
No aniversário de um ano do ataque ao Capitólio, a vice-presidente dos EUA Kamala Harris destacou a gravidade da insurreição, comparando-a com os eventos em Pearl Harbor e o ato terrorista de 11 de setembro.
"Certas datas ecoam ao longo da história, incluindo datas que instantaneamente lembram a todos que as viveram onde estavam e o que estavam fazendo, quando nossa democracia foi atacada", disse Harris.
Em seus comentários sobre o aniversário de um ano de 6 de janeiro, Kamala Harris compara o dia a Pearl Harbor e ao 11 de setembro.
Harris relembrou sua própria experiência naquele dia, descrevendo como ela e outros legisladores foram evacuados do prédio enquanto acontecia a invasão.
"Datas que ocupam não apenas um lugar em nossos calendários, mas um lugar em nossa memória coletiva: 7 de dezembro de 1941, 11 de setembro de 2001, e 6 de janeiro de 2021."
Ela ainda enfatizou como a "fragilidade e força" da democracia norte-americana foi exposta no dia do cerco do Capitólio.
"A fragilidade de nossa democracia é esta: se não estivermos vigilantes, se não a defendermos, a democracia simplesmente não resistirá", disse Harris. "Vai vacilar e vai falhar", comentou.
Harris também elogiou "o heroísmo da polícia do Capitólio" e outros socorristas "que responderam ao chamado naquele dia, incluindo aqueles que mais tarde sucumbiram a ferimentos visíveis e invisíveis".
Harris encerrou com a pergunta se 6 de janeiro será lembrado como "um momento que acelerou o desmoronamento da maior e mais antiga democracia do mundo, ou um momento em que decidimos garantir e fortalecer nossa democracia para as próximas gerações".
© AP Photo / J. Scott ApplewhiteO presidente Joe Biden, sua esposa Jill Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff chegam aos degraus do Capitólio dos EUA para o início das cerimônias oficiais de inauguração, em Washington
O presidente Joe Biden, sua esposa Jill Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff chegam aos degraus do Capitólio dos EUA para o início das cerimônias oficiais de inauguração, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
O presidente Joe Biden, sua esposa Jill Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff chegam aos degraus do Capitólio dos EUA para o início das cerimônias oficiais de inauguração, em Washington. Foto de arquivo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала