- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA instam Israel a impedir investimentos chineses no país, segundo relatório

© REUTERS / Andrew HarnikAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala com Yair Lapid, ministro das Relações Exteriores de Israel durante reunião bilateral no Departamento de Estado em Washington, EUA, 13 de outubro de 2021
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala com Yair Lapid, ministro das Relações Exteriores de Israel durante reunião bilateral no Departamento de Estado em Washington, EUA, 13 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
Nos siga no
A administração do presidente norte-americano Joe Biden e o governo israelense mantiveram diálogos sobre a China no mês passado, com os americanos expondo suas preocupações com os investimentos chineses em Israel.
De acordo com o portal Axios, a conversa ocorreu no dia 14 de dezembro, e foi a primeira ampla consulta entre os dois países em relação à China desde que Biden assumiu o poder, sendo liderada pelo vice-conselheiro de segurança nacional de ambos os lados.
Temendo uma retaliação de Pequim, o lado israelense supostamente tentou manter a conversa o mais discreta possível.
A reunião contou com representantes de diversas agências governamentais que lidam com a economia, relações exteriores e segurança nacional.
Ambos os lados forneceram linhas gerais de política e trocaram observações enquanto realizavam suas próprias avaliações políticas, segundo um funcionário de alto escalão israelense, que também afirmou que as partes não chegaram a uma conclusão.
O presidente dos EUA, Joe Biden, encontra-se com o presidente da China, Xi Jinping, durante cúpula virtual na Sala Roosevelt da Casa Branca, em Washington, em 15 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2022
Panorama internacional
EUA já sabem que perderam para China e querem vender a derrota de forma mais cara, diz especialista
Além disso, durante uma visita a Israel, uma semana após a reunião, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, levantou algumas questões em encontro com o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett e o ministro das Relações Exteriores Yair Lapid.
De acordo com o relatório, citando os israelenses, os pontos principais abordados por Sullivan foram o envolvimento da China em projetos de infraestrutura, preocupações com hackers chineses e a necessidade de estabelecer uma frente unida contra os chineses.
Recentemente, Israel informou que o governo Biden estava intensificando a pressão sobre Israel e outros países para escolherem um lado entre EUA e China.
Marinheiros a bordo do USS Milius da Marinha dos EUA no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2021
Panorama internacional
Pequim insta EUA a interromper operações no mar do Sul da China: 'Solução fundamental'
Especialistas afirmam que o governo israelense está dividido entre manter um equilíbrio com o objetivo de continuar os laços comerciais com a China e a parceria ativa com os EUA, seu aliado geopolítico mais próximo.
"Nós não temos um dilema sobre quem é nosso aliado mais importante e estamos mais conscientes sobre as preocupações dos EUA e mais transparentes do que anteriormente. Mas nós não vamos evitar fazer negócios com a China que os EUA não estão evitando", afirmou o oficial israelense.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала