- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata da Noruega critica secretário-geral da OTAN e exorta-o a aliviar tensões com Rússia

© REUTERS / Olivier Hoslet/PoolSecretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg em coletiva de imprensa ao final do encontro de chanceleres da aliança, em Bruxelas, 24 de março de 2021
Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg em coletiva de imprensa ao final do encontro de chanceleres da aliança, em Bruxelas, 24 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2021
Nos siga no
De acordo com Kai Eide, ex-embaixador norueguês na OTAN, a aliança deve desanuviar as tensões, evitando uma linguagem desnecessariamente dura e tranquilizar a Rússia, que tem seus legítimos interesses.
À medida que as relações entre a OTAN e a Rússia atingem um de seus piores momentos e prossegue a expansão da Aliança Atlântica, o ex-embaixador da OTAN e diplomata norueguês Kai Eide criticou o secretário-geral do bloco militar, Jens Stoltenberg.
Segundo Eide, a situação entre a OTAN e a Rússia é perigosa e deve ser tratada com cuidado. O diplomata aposentado enfatizou que, embora a linguagem tenha sido desnecessariamente dura de ambos os lados, Moscou tem um "receio tradicional" de estar cercada pela OTAN. Portanto, a retórica deve ser atenuada, afirmou.

"Devemos tranquilizar os russos. Jens [Stoltenberg] deve mudar de rumo e usar o tempo que lhe resta na OTAN para acalmar o conflito. Palavras criam suspeitas, elas significam algo. Ambos os lados têm interesses legítimos, e então devemos encontrar soluções que reflitam ambos os lados", disse Eide ao canal norueguês TV2.

Eide diz que a situação é hoje a mais perigosa desde a queda do Muro de Berlim em 1989. Ele considera que a OTAN deve ter em conta que a Rússia também tem interesses legítimos, da mesma forma que a OTAN e a Ucrânia.
"Não há uma solução clara, ela deve ser encontrada, discutida, e isso se torna difícil porque ambas as partes foram longe demais. Agora é preciso que se sentem e negociem soluções para todas as partes", observou o diplomata norueguês.
Bandeiras da Rússia e dos EUA, exibidas antes de cúpula entre Vladimir Putin e Joe Biden, presidentes da Rússia e dos EUA, respetivamente, na ponte Mont Blanc em Genebra, Suíça - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2021
Panorama internacional
Nas negociações com EUA em Genebra, Rússia buscará obter garantias firmes de segurança, diz MRE
Eide criticou a alegação de Stoltenberg de que o tempo das grandes potências terem suas esferas de interesse acabou.
"Quando Stoltenberg diz que não há mais esferas de interesse, isso está errado. Claro que há. E todas as grandes potências operam em todos os momentos com [uma] política de esferas de interesse. Os EUA têm, a China tem, a Rússia tem. Vamos aceitá-lo e não fingir que estamos em um mundo onde isto não acontece", concluiu Eide.
Anteriormente, Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia (UE) considerou inaceitáveis as exigências da Rússia relativas às garantias de segurança e à cessação da expansão da OTAN para leste.
Nas propostas de segurança apresentadas pela Rússia em 17 de dezembro, a OTAN é instada a parar suas atividades militares na Ucrânia e em outras ex-repúblicas soviéticas. Além disso, tanto Moscou como a Aliança Atlântica não devem implantar mísseis de curto e médio alcance em zonas a partir das quais eles possam atingir os territórios um do outro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала