- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China rechaça 'mentiras' dos EUA após proibição de importações de Xinjiang e promete resposta

© REUTERS / Tingshu WangBandeiras dos EUA e da China no exterior de prédio de empresa norte-americana em Pequim, China, 21 de janeiro de 2021
Bandeiras dos EUA e da China no exterior de prédio de empresa norte-americana em Pequim, China, 21 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2021
Nos siga no
O país asiático respondeu ao que diz ser uma intromissão em assuntos internos da China e distorção dos verdadeiros problemas emanantes de Xinjiang, os do terrorismo violento e separatismo.
Pequim protesta contra uma lei, aprovada nos EUA, que proíbe importações procedentes de Xinjiang, China, declarou na sexta-feira (24) o Ministério das Relações Exteriores chinês.
"Este Ato denigre maliciosamente a situação dos direitos humanos em Xinjiang, China, em desrespeito aos fatos e à verdade. Ele viola seriamente a lei internacional e normas básicas que governam as relações internacionais e interfere grosseiramente nos assuntos internos da China. A China deplora e rejeita firmemente isto", respondeu.
A chancelaria apontou que os EUA "continuam usando assuntos relacionados a Xinjiang para criar rumores e causar problemas", realizando manipulações políticas e coerção econômica para minar a estabilidade e prosperidade da região e conter o desenvolvimento da China.
Em Pequim, representantes do Ministério do Comércio da China participam de uma coletiva de imprensa, em 30 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2021
Panorama internacional
China lamenta novas sanções dos EUA contra empresas de tecnologia de Xinjiang
Pequim mencionou o "registro deplorável em questões de direitos humanos" dos EUA como razão para o país se olhar no espelho e afirmou que os problemas de Xinjiang não são de direitos humanos, mas de terrorismo violento e separatismo.
"Sublinhamos novamente que as questões relacionadas com Xinjiang são puramente assuntos internos da China. O governo chinês e o povo chinês são resolutos em salvaguardar a soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento. Advertimos os EUA a corrigirem o erro imediatamente e pararem de usar questões relacionadas com Xinjiang para espalhar mentiras, interferir nos assuntos internos da China e conter o desenvolvimento da China", instou o Ministério das Relações Exteriores da China.
"A China dará uma nova resposta à luz do desenvolvimento da situação", conclui o ministério.
Na quinta-feira (23), Joe Biden, presidente dos EUA, assinou uma lei, aprovada com larga maioria nas duas câmaras do Congresso norte-americano, que impede a importação de produtos criados na Região Autônoma de Xinjiang, por supostamente ser um lugar de trabalho forçado e genocídio da população muçulmana uigur, alegações que a China nega.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала