- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro parabeniza 'o tal do Boric' e diz que o chileno 'ganhou de verdade' com urnas de papel

© REUTERS / RODRIGO GARRIDOPresidente do Chile Gabriel Boric acena durante o comício de encerramento de sua campanha em Santiago, em 16 de dezembro de 2021
Presidente do Chile Gabriel Boric acena durante o comício de encerramento de sua campanha em Santiago, em 16 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2021
Nos siga no
Em sua live semanal, o presidente brasileiro confirmou que mandou produzir uma nota oficial parabenizando o chileno.
Quatro dias após a eleição no Chile, que elegeu Gabriel Boric como chefe de Estado do país, o presidente Jair Bolsonaro decidiu parabenizar o eleito no país vizinho.
O Brasil foi o último dos países da América do Sul a reconhecer a vitória do chileno. Em seu pronunciamento semanal on-line, Bolsonaro afirmou que havia pedido para o Itamaraty para produzir uma nota parabenizando "o tal do Boric".
"Praticamente metade da população foi votar, metade se absteve. Deu 55% pro tal do Boric e 44% pro Kast. Cheguei de viagem e mandei o Itamaraty cumprimentar", explicou Bolsonaro.
Em seguida, o brasileiro enfatizou o fato de as eleições no Chile serem em papel. "Quem ganhou, ganhou de verdade", concluiu.
Após a fala de Bolsonaro, o governo federal divulgou a nota oficial parabenizando Gabriel Boric em no âmbito diplomático.
"O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato. Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais", diz a nota produzida pelo Itamaraty.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2021
Notícias do Brasil
Família Bolsonaro rechaça eleições no Chile e critica recém-eleito presidente citando Maduro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала