- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

MPF foi contra busca e apreensão na casa dos irmãos Ciro e Cid Gomes

© Folhapress / Alan MarquesCid Gomes ao lado de seu irmão, Ciro Gomes, em foto de novembro de 2015
Cid Gomes ao lado de seu irmão, Ciro Gomes, em foto de novembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2021
Nos siga no
Antes da operação da Polícia Federal (PF) contra os irmãos Ciro Gomes e Cid Gomes, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou contra a expedição de mandados de busca e apreensão.
No dia 24 de novembro deste ano, o procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior afirmou que a realização de busca e apreensão nos endereços dos investigados seria contraproducente, considerando que os fatos ocorreram há quase 11 anos.
"A eficácia da medida ora pretendida pela autoridade policial exige a contemporaneidade dos fatos supostamente criminosos praticados, o que não se verifica", disse o procurador.
Oliveira classificou o ingresso em residência de investigados como "medida drástica", que "expõe pessoas alheias à investigação em curso como, por exemplo, filhos menores de idade, cônjuges, dentre outros, além de implicar em grande exposição social".
As informações foram reveladas pela Folha de São Paulo nesta quinta-feira (16).
© Folhapress / Agif / Kely PereiraEm Fortaleza, bombeiros tentam controlar um incêndio na Arena Castelão, um dos estádios utilizados na Copa do Mundo de 2014
Em Fortaleza, bombeiros tentam controlar um incêndio na Arena Castelão, um dos estádios utilizados na Copa do Mundo de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2021
Em Fortaleza, bombeiros tentam controlar um incêndio na Arena Castelão, um dos estádios utilizados na Copa do Mundo de 2014. Foto de arquivo
O procurador, por outro lado, se manifestou favoravelmente à quebra de sigilo, afirmando ser o meio adequado para a obtenção de registros que venham a comprovar ou não a prática de condutas criminosas.
Os irmãos Gomes foram alvo, na quarta-feira (15), de uma operação da Polícia Federal no esteio de uma investigação sobre a suspeita de desvios de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, em Fortaleza.
Ao todo, a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça, incluindo os endereços de Cid e Ciro Gomes, como parte de um inquérito iniciado em 2017.
A apuração da PF contou com delações premiada de executivos da Galvão Engenharia. Os pagamentos de propina, diz a polícia, eram feitos em espécie tanto em um escritório de advocacia quanto na residência de um dos advogados investigados.​
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) durante entrevista no estúdio Folha/UOL, em Brasília, no dia 9 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2021
Notícias do Brasil
Ciro e Cid Gomes são investigados por suposto esquema de corrupção em obras da Copa do Mundo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала