- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milícia diz que considerará forças dos EUA 'ocupantes' se não deixarem Iraque até fim do ano

© AP Photo / Khalid MohammedManifestantes iraquianos denunciam resultado eleitoral e instam à recontagem manual dos votos da eleição parlamentar de 10 de outubro de 2021, pisando bandeiras dos EUA e de Israel junto da Zona Verde em Bagdá, Iraque, 31 de outubro de 2021
Manifestantes iraquianos denunciam resultado eleitoral e instam à recontagem manual dos votos da eleição parlamentar de 10 de outubro de 2021, pisando bandeiras dos EUA e de Israel junto da Zona Verde em Bagdá, Iraque, 31 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2021
Nos siga no
A milícia iraquiana Al-Nujaba adverte que os militares norte-americanos têm até final de dezembro para sair do Iraque, caso contrário passarão a ser consideradas forças ocupantes.
As forças dos EUA serão consideradas "ocupantes" após dezembro de 2021, e serão tratadas como tal, advertiu na quinta-feira (9) Nasr al-Shammari, porta-voz do Al-Nujaba, movimento miliciano xiita do Iraque.

"As forças americanas não podem ser rotuladas de outra maneira que não ocupantes caso não se retirem até final do ano corrente", disse ele em declarações à emissora Al Mayadeen, citado na sexta-feira (10).

"O prazo para a saída das forças ocupantes está se aproximando, e deve ser totalmente implementado. A frente de resistência nunca mais enfrentará os desafios que enfrentou entre 2003 e 2011. O bloco é agora mais forte que nunca", declarou o porta-voz do Al-Nujaba, em referência ao período de ocupação do país pelos EUA a partir de 2003, brevemente interrompido entre 2011 e 2014.
Al-Shammari sublinhou que seu grupo apoia as forças que resistem "contra as forças ocupantes dos EUA", e que as apoiará se as atacarem.
Forças dos EUA patrulham campos petrolíferos em Rmelan, na província de Al-Hasakah, na Síria, controlada por curdos, em 1º de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2021
Panorama internacional
Comboio militar dos EUA sofre 'enormes danos' após ataque na Síria, diz mídia
Também na quinta-feira (9), Akram al-Kaabi, secretário-geral do Al-Nujaba, avisou que os "ocupantes" americanos pagarão por seus crimes contra os iraquianos, e que Washington "continuaria sendo um inimigo para nós" mesmo que saia completamente do Iraque.
De acordo com al-Kaabi, a ocupação norte-americana "criou muitos grupos patrocinados que servem seus interesses no Iraque, e combatê-los é um dever legítimo e nacional.
O secretário-geral do grupo militante acusou os EUA de não respeitarem a soberania iraquiana, e rejeitou as tentativas de desarmar as Unidades de Mobilização Popular (PMU, na sigla em inglês), formadas em 2014 para combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) enquanto o país estiver "ocupado".
Os EUA consideram o Al-Nujaba um grupo terrorista, apesar de suas operações contra os jihadistas na Síria e no Iraque. Uma mídia próxima do movimento reportou em abril de 2021 que "forças de resistência desconhecidas" atacaram uma "casa segura do Mossad" no norte do Iraque, matando múltiplos "espiões israelenses".
Na quinta-feira (9) Qasim al-Araji, assessor de Segurança Nacional do Iraque, anunciou o fim formal da Força-Tarefa Conjunta Combinada — Operação Resolução Inerente (CJTF-OIR, na sigla em inglês), a coalizão militar liderada pelos EUA. A missão transitou para um papel de "aconselhamento, apoio e habilitação", disse a CJTF-OIR. O país norte-americano tem cerca de 2.500 tropas no Iraque, o mesmo número que tinha quando o anterior presidente do país, Donald Trump, deixou o cargo em janeiro de 2021.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала