- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nicarágua reconhece China como território único e rompe relações com Taiwan

© AP Photo / Ng Han GuanSegurança carregam bandeiras do Partido Comunista e da China durante evento em Pequim, no dia 2 de setembro de 2021
Segurança carregam bandeiras do Partido Comunista e da China durante evento em Pequim, no dia 2 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2021
Nos siga no
O governo da Nicarágua reconheceu a República Popular da China como um único território e rompeu as relações com Taiwan, que vigoravam desde 1990.

"Só existe uma China. A República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China, e Taiwan é uma parte inalienável do território chinês", diz a declaração lida pelo chanceler Denis Moncada.

O chanceler aproveitou para reforçar que o governo Nicarágua, a partir de agora, rompe relações com Taiwan.
"O governo da República da Nicarágua rompe as relações diplomáticas com Taiwan a partir de hoje [quinta-feira, 9] e deixa de ter qualquer contato ou relação oficial", declarou Moncada.
A bandeira nacional de Taiwan está hasteada na frente de dois destróieres da classe Kidd de fabricação americana durante a cerimônia de comissionamento (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2021
Taiwan deve elevar capacidades assimétricas de defesa para enfrentar China, diz Pentágono
A nova escalada de tensões entre China e Taiwan começou em outubro deste ano, após uma aproximação da ilha com o Ocidente e de exercícios militares chineses próximos às terras taiwanesas.
O governo chinês tem mantido a posição de que Taiwan é parte da China e que, por isso, deve ser "reunificada". O presidente chinês Xi Jinping afirmou, em outubro, que a campanha do país por uma "reunificação" pacífica com Taiwan sob uma política de "um país, dois sistemas" será "definitivamente" implementada.
À época, a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, rebateu advertindo que "não deve haver absolutamente nenhuma ilusão de que o povo de Taiwan se curvará à pressão".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала