- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PT 'bate o martelo' por Haddad em São Paulo e aliança com o PSB fica distante

© Fotos Públicas / Ricardo StuckertFernando Haddad (PT) em comício na Lapa, no Rio de Janeiro
Fernando Haddad (PT) em comício na Lapa, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2021
Nos siga no
O PT avisou o PSB que não abrirá mão da candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo no ano que vem.
A retirada de Haddad em favor de Márcio França era colocada como condição para o PSB filiar o ex-governador Geraldo Alckmin, especulado como vice de Lula para 2022.
Contudo, vale lembrar que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, nega que ele será vice do petista nas eleições presidenciais do ano que vem.
De acordo com o jornal O Globo, o PSB paulista acreditava na possibilidade de um acordo sobre o governo do estado mais importante economicamente para o país.
Nos últimos dias, porém, Márcio França foi comunicado em uma reunião com aliados de Lula de que não adianta insistir.
O impasse complicou as negociações para a formação da chapa "Lulalckmin", mas os aliados de Lula dizem que a aliança não depende da saída de Haddad da corrida eleitoral e apostam que o PSB vai acabar desistindo da exigência.
© AP Photo / Leo CorreaMarcelo Freixo, com o ex-presidente Lula, o cantor Chico Buarque, Manuela D'Avila e Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, em campanha presidencial de Lula, Rio de Janeiro, 2 de abril de 2018
Marcelo Freixo, com o ex-presidente Lula, o cantor Chico Buarque, Manuela D'Avila e Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, em campanha presidencial de Lula, Rio de Janeiro, 2 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2021
Marcelo Freixo, com o ex-presidente Lula, o cantor Chico Buarque, Manuela D'Avila e Monica Benicio, viúva da vereadora Marielle Franco, em campanha presidencial de Lula, Rio de Janeiro, 2 de abril de 2018. Foto de arquivo
Na conversa com os petistas, na semana passada, França chegou a dizer que poderia se lançar para o Senado. Haddad, por sua vez, sempre disse aos mais próximos no PT que gostaria de ser ministro em um eventual governo Lula. Nos últimos dias, seus interlocutores afirmam que ele fará o que for melhor para o partido.
Na última pesquisa Datafolha, Haddad aparece com 17% das intenções de voto, à frente de Márcio França, que tem 15%, e atrás de Geraldo Alckmin, que aparece com 26% das intenções de voto.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2021
Notícias do Brasil
RJ, SP e RS: PSB impõe condições para aliança com Lula em 2022
Alckmin deve deixar o PSDB em breve, mas não decidiu seu destino em 2022. Ele avalia ser candidato a vice na chapa de Lula ou disputar o governo de São Paulo pelo PSD.
Além do apoio do PT à candidatura de França em São Paulo, o PSB reivindica que o partido de Lula apoie seus candidatos em cinco disputas estaduais.
São elas: Marcelo Freixo, no Rio de Janeiro; Renato Casagrande, no Espírito Santo; Beto Albuquerque, no Rio Grande do Sul; Jenilson Leite, no Acre; e o candidato em Pernambuco, que não está definido.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала