Trabalhador da saúde segura seringa em ponto de vacinação contra a COVID-19 em loja de departamentos GUM de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Informações atuais sobre a dissimilação de coronavírus no Brasil e no mundo. Fique por dentro das principais notícias sobre o tema.

Cientistas descobrem versão 'furtiva' da Ômicron, a qual é mais difícil de rastrear

© Folhapress / Mathilde MissioneiroVacinação contra a COVID-19 em São Paulo
Vacinação contra a COVID-19 em São Paulo - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2021
Nos siga no
Ainda não se sabe se essa nova variante é mais transmissível, porém existe a possibilidade de ela não se distinguir das outras em testes de PCR.
Em entrevista ao The Gaurdian, o diretor do Instituto de Genética do Colégio Universitário de Londres explicou: "Existem duas linhagens da Ômicron, BA.1 e BA.2, que são bem diferentes geneticamente [...] e podem se comportar de maneira distinta".
Uma dessas diferenças é a ausência na linhagem BA.2 de uma alteração genética específica que permite a identificação da variante em testes de PCR. Os especialistas esclareceram que uma pessoa infectada com essa nova variante receberia o teste de PCR positivo para o coronavírus, mas em alguns casos não seria possível distinguir a Ômicron de outras variantes. Já os testes de sorologia são capazes de identificar a BA.2.
A variante "furtiva", como vem sendo chamada informalmente pelos cientistas, foi detectada pela primeira vez entre os genomas do vírus COVID-19 enviados nos últimos dias da África do Sul, Austrália e Canadá. Por enquanto são sete os casos confirmados da versão BA.2 do vírus.
Imunização contra a COVID-19 com a vacina da Pfizer em São Paulo, 17 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2021
Propagação e combate à COVID-19
Cepa Ômicron triplica risco de reinfecção por COVID-19, aponta pesquisa
Sobre o aumento do risco de transmissão, os especialistas dizem ainda ser cedo para fazer avaliações, mas as diferenças já detectadas entre as variantes são um alerta.
Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, divulgados pelo portal G1, a média móvel de mortes no Brasil caiu 14% nos últimos 7 dias, o que é considerado por especialistas como um cenário de estabilidade. Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe foram os únicos estados que apresentaram aumento da média móvel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала