DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Aldeias afundando em cinza e lama: vulcão Semeru continua em erupção após deixar mais de 20 mortos

Nos siga no
O vulcão Semeru, na ilha de Java, Indonésia, voltou a entrar em atividade, deixando um rastro de destruição em seu torno.
O vulcão Semeru indonésio entrou novamente em erupção na segunda-feira (6), continuando o ciclo de constante liberação de cinzas que começou em 1967.
Aldeias circundantes foram fortemente afetadas pela cinza, com casas danificadas ou destruídas pela catástrofe natural. Pessoas e gado foram evacuados, mas muitos não resistiram.
22 pessoas foram relatadas como mortas devido à erupção, 89 sofreram queimaduras, e mais 27 estão desaparecidas. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia avisa que a atividade sísmica deve continuar.
© AFP 2023 / Escritório de Gestão de Desastres Nacional da Indonésia / HandoutVulcão Semeru espalhando cinza durante erupção vista do distrito de Lumajang, Indonésia, 4 de dezembro de 2021.
Vulcão Semeru espalhando cinza durante erupção vista do distrito de Lumajang, Indonésia, 4 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
1/12
Vulcão Semeru espalhando cinza durante erupção vista do distrito de Lumajang, Indonésia, 4 de dezembro de 2021.
© AFP 2023 / Juni KriswantoPessoal de resgate remove morador de área coberta por cinza na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
Pessoal de resgate remove morador de área coberta por cinza na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru - Sputnik Brasil
2/12
Pessoal de resgate remove morador de área coberta por cinza na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Willy KurniawanCasas danificadas cobertas por cinza vulcânica na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
Casas danificadas cobertas por cinza vulcânica na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru - Sputnik Brasil
3/12
Casas danificadas cobertas por cinza vulcânica na aldeia de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© AP Photo / TrisnadiMulher chora após ter sua casa destruída em resultado da erupção do vulcão Semeei, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
Mulher chora após ter sua casa destruída em resultado da erupção do vulcão Semeei, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
4/12
Mulher chora após ter sua casa destruída em resultado da erupção do vulcão Semeei, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMoradores perto de casa coberta por cinza vulcânica no assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
Moradores perto de casa coberta por cinza vulcânica no assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru - Sputnik Brasil
5/12
Moradores perto de casa coberta por cinza vulcânica no assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMorador carrega cama durante evacuação do assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão.
Morador carrega cama durante evacuação do assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão - Sputnik Brasil
6/12
Morador carrega cama durante evacuação do assentamento de Sumber Wuluj, do distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão.
© REUTERS / Ari Bowo Sucipto / Antara Foto / HandoutPonte quebrada por erupção do vulcão Semeru, vista desde a aldeia de Candipuro, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
Ponte quebrada por erupção do vulcão Semeru, vista desde a aldeia de Candipuro, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
7/12
Ponte quebrada por erupção do vulcão Semeru, vista desde a aldeia de Candipuro, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutAldeão segura vaca morta por cinza do vulcão Semeru no assentamento de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
Aldeão segura vaca morta por cinza do vulcão Semeru no assentamento de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
8/12
Aldeão segura vaca morta por cinza do vulcão Semeru no assentamento de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021.
© AP Photo / TrisnadiHomem inspeciona caminhão enterrado em cinza no distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
Homem inspeciona caminhão enterrado em cinza no distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru - Sputnik Brasil
9/12
Homem inspeciona caminhão enterrado em cinza no distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão Semeru.
© REUTERS / Zabur Karuru / Antara Foto / HandoutMoradores retiram gado de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão
Moradores retiram gado de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcã - Sputnik Brasil
10/12
Moradores retiram gado de Sumber Wuluj, distrito de Lumajang, Indonésia, 5 de dezembro de 2021, após erupção do vulcão
© REUTERS / Antara Foto / HandoutCasas danificadas pela erupção do vulcão Semeru em Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.
Casas danificadas pela erupção do vulcão Semeru em Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
11/12
Casas danificadas pela erupção do vulcão Semeru em Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.
© REUTERS / Antara Foto / HandoutMorador em área afetada pela erupção do vulcão Semeru na aldeia de Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.
Morador em área afetada pela erupção do vulcão Semeru na aldeia de Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil
12/12
Morador em área afetada pela erupção do vulcão Semeru na aldeia de Pronojiwo, distrito de Lumajang, Indonésia, 6 de dezembro de 2021.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала