- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsa brasileira tem o 2º pior desempenho no mundo em 2021, mostra ranking

© AP Photo / Andre PennerHomem sem-teto dorme perto do Touro de Ouro, réplica do Touro de Wall Street, símbolo do mercado financeiro, fora da B3, São Paulo, 17 de novembro de 2021
Homem sem-teto dorme perto do Touro de Ouro, réplica do Touro de Wall Street, símbolo do mercado financeiro, fora da B3, São Paulo, 17 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2021
Nos siga no
O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, registrou o segundo pior desempenho no mundo em 2021, atrás apenas da bolsa da Venezuela.
A crise econômica que assola o Brasil ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (3), de acordo com o ranking da agência de classificação de risco Austin Rating, publicado no portal G1.
O Ibovespa caminha na contramão da tendência global, com uma queda de mais de 14% no acumulado no ano até novembro, só não perdendo para a baixa registrada pela bolsa da Venezuela.
O levantamento compara a variação de 79 índices internacionais em bolsas de 78 países no acumulado no ano, até o fechamento de novembro.
A media das variações das bolsas do mundo nos 11 primeiros meses do ano foi de uma alta de 13,6%, enquanto que a bolsa brasileira amargou uma baixa de 14,4%.
© AP Photo / Andre PennerHomem olha para monitores com preços das ações na sede da bolsa B3 em São Paulo, 21 de outubro de 2021
Homem olha para monitores com preços das ações na sede da bolsa B3 em São Paulo, 21 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2021
Homem olha para monitores com preços das ações na sede da bolsa B3 em São Paulo, 21 de outubro de 2021. Foto de arquivo
O Ibovespa registrou em novembro o quinto mês seguido de baixa. Na quinta-feira (2), o índice fechou em alta de 3,66%, recuperando uma pequena parte dessas perdas, e passando a acumular queda de 12,23% no ano.
A crise no Ibovespa, escreve a publicação, tem se intensificado em meio a um cenário de inflação alta, juros em alto, e aumento das incertezas fiscais após as manobras do governo para driblar o teto de gastos.
O levantamento mostra que, mesmo considerando a taxa de câmbio e a desvalorização de moedas como o real frente ao dólar, o Ibovespa permanece no pódio de piores desempenhos em 2021.
No ranking do desempenho dos índices acionários convertidos em dólar, a Bolsa brasileira foi a terceira pior, ficando atrás apenas de Venezuela e Turquia, cuja moeda registra depreciação de mais de 30% no ano.
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2021
Notícias do Brasil
Alta da taxa de juros desacelera economia e transfere renda para os mais ricos, segundo economista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала