- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

© Folhapress / Fátima MeiraAndré Mendonça gesticula diante da Comissão de Constituição e Justiça do Senado durante sabatina de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 1º de dezembro de 2021.
André Mendonça gesticula diante da Comissão de Constituição e Justiça do Senado durante sabatina de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 1º de dezembro de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2021
Nos siga no
Nesta quarta-feira (1º), o Senado aprovou a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal. Mendonça assume a vaga do ex-ministro Marco Aurélio Mello.
O ex-ministro da Justiça e ex-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, teve sua indicação ao STF aprovada por 47 votos a favor e 32 contra no plenário do Senado Federal. Para a aprovação, era necessária maioria simples de 41 votos. A votação foi considerada apertada.
Mais cedo, o agora ministro do STF foi aprovado também na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do mesmo Senado por 18 x 9, após oito horas de questionamentos.
Mendonça, de perfil conservador e cristão, é o segundo ministro apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo. A outra indicação de Bolsonaro foi o ministro já empossado Kassio Nunes Marques, que assumiu a vaga do ex-ministro Celso de Mello em novembro de 2020.
© Foto / Isac Nóbrega/Divulgação/Palácio do PlanaltoNovo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.
Novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2021
Novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.
O ex-AGU teve o nome indicado ainda em julho deste ano, mas devido às rusgas do governo com o Senado em meio à CPI da Covid, sua sabatina só ocorreu nesta quarta-feira (1º). Antes da indicação, Bolsonaro havia prometido indicar um ministro "terrivelmente evangélico" ao STF.
Após sua indicação, Mendonça discursou ainda no Congresso e classificou sua indicação como uma vitória para a comunidade evangélica do país e uma história de "superação".
"Um passo para os homens e um salto para os evangélicos", afirmou Mendonça sobre seu triunfo no Senado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала