- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

FAB recebe sua 5ª unidade do Embraer KC-390

© Foto / EmbraerAvião KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer
Avião KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2021
Nos siga no
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta quarta-feira (1º) mais uma aeronave KC-390 Millennium, a quinta de sua frota.
O cargueiro multimissão fabricado pela Embraer foi entregue em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis. Na solenidade, além do presidente Jair Bolsonaro, estiveram presentes o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e outras autoridades do Exército.
Agora, o KC-390 de matrícula FAB 2857 passa a compor a frota do 1º Grupo de Transporte de Tropas, o Esquadrão Zeus. Na cerimônia, também foi celebrado o 60º Aniversário de Ativação do 1º GTT.
O primeiro KC-390, o FAB 2853, foi entregue à unidade em setembro de 2019, em uma cerimônia que também teve a participação de Bolsonaro. A quarta aeronave, o FAB 2856, foi entregue em 19 de dezembro de 2020.
Segundo informações do portal Aeroflap, o KC-390 opera "sem parar" no Brasil desde que foi adquirido. A aeronave transportou uma série de materiais, incluindo oxigênio líquido e gasoso, hospitais de campanha, insumos, medicamentos, EPIs e outros. O KC-390 foi também o primeiro avião da FAB a transportar as vacinas dentro do país.
No Amazonas, a aeronave também foi usada para transportar uma série de veículos pesados para obras no aeroporto internacional equatoriano, na fronteira com o Peru. Dentre as cargas mais pesadas estavam uma escavadeira com mais de 21 toneladas.
Em pouco tempo, o KC-390 também estará desempenhando as missões de reabastecimento em voo, multiplicando as capacidades das aeronaves F-5M Tiger II, A-1M, H-36 Caracal e, futuramente, F-39 Gripen.

Entrega em meio à redução do pedido

Ao mesmo tempo em que celebra o recebimento da quinta aeronave, a FAB também trabalha na alteração do contrato assinado em 2014. Por razões orçamentárias, a Força Aérea Brasileira decidiu reduzir o número de aviões adquiridos: de 28 para 15 unidades.
Ainda em maio, foi anunciada a renegociação do contrato. As duas partes conversaram, mas a Embraer não aceitou a proposta da Aeronáutica. Na mesmo dia em que foi anunciado o corte no contrato, a Embraer publicou nota afirmando que vai buscar medidas legais sobre o caso.

Interesse estrangeiro

Além do Brasil, Portugal e Hungria já adquiriram o cargueiro multimissão da Embraer. Na semana passada, a primeira tripulação de KC-390 da Força Aérea Portuguesa concluiu seu treinamento junto à FAB.
Também em novembro, a fabricante deu início à produção do primeiro de dois aviões para a Força Aérea Húngara. No final de outubro foi revelado que a Itália também teria interesse no KC-390.
© AP Photo / Jon GambrellPresidente Jair Bolsonaro na frente do Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira na Expo Dubai, Emirados Árabes Unidos, 14 de novembro de 2021
Presidente Jair Bolsonaro na frente do Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira na Expo Dubai, Emirados Árabes Unidos, 14 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2021
Presidente Jair Bolsonaro na frente do Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira na Expo Dubai, Emirados Árabes Unidos, 14 de novembro de 2021. Foto de arquivo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала