'Mais antiga da Eurásia': arqueólogos afirmam ter encontrado joia decorada de 41.500 anos (FOTO)

© Foto / HS2 LtdFoto feita por drone mostrando o local de escavações da Mansão Coleshill, no Reino Unido
Foto feita por drone mostrando o local de escavações da Mansão Coleshill, no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2021
Uma equipe internacional de arqueólogos descobriu na Polônia fragmentos de um pingente de 41.500 anos feito de marfim de mamute e decorado com marcas de punção. O objeto é considerado a mais antiga joia decorada por seres humanos modernos na Eurásia.
O artefato, que está quebrado em duas peças, foi encontrado em 2010 durante as escavações arqueológicas na caverna Stajnia, na Polônia, e recentes trabalhos de datação por radiocarbono determinaram que o objeto tem cerca de 41.500 anos, revela estudo publicado em 25 de novembro na revista Scientific Reports.
"A decoração do pingente inclui padrões de mais de 50 marcas de punção formando curva em laço irregular e dois furos completos", disse a equipe em comunicado.
Eles notaram que cada marca de punção poderia representar uma caçada de animal bem-sucedida ou ciclos da Lua ou do Sol.
CC BY 4.0 / Talamo, S./Urbanowski/ M., Picin, A. et al. / (cropped image)Pingente de marfim decorado de 41.500 anos descoberto na caverna polonesa de Stajnia
 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2021
"É a mais antiga [joia] conhecida deste tipo na Eurásia e estabelece uma nova data de início para uma tradição diretamente ligada à propagação do Homo sapiens moderno na Europa", apontam pesquisadores em seu estudo.
De acordo com a pesquisadora principal do estudo Sahra Talamo, professora de Química da Universidade de Bolonha, Itália, que se especializa em evolução humana e datação por radiocarbono, o pingente era provavelmente usado em torno do pescoço, no entanto não há certeza disso, escreve portal LiveScience.
Os pesquisadores observaram que o artefato foi criado em uma época em que humanos anatomicamente modernos começaram a criar joias e outras formas de adornos corporais.
Por que os seres humanos começaram a usar joias naquela época é um mistério que os cientistas estão tentando entender.
Além do pingente, uma sovela foi encontrada perto das partes do pingente. A ferramenta é feita de osso de cavalo e data da mesma época que o pingente.