NASA pretende revelar em nova missão segredos dos objetos cósmicos mais energéticos

© Foto / CXC/NASA/D. Wang et al./UMass/MeerKAT/SARAOO centro galáctico da Via Láctea, mostrado aqui em ondas de rádio (vermelho) e raios X (verde e azul), tem um buraco negro supermassivo, o Sagitário A*, que pode ter destruído gigantes vermelhas próximas
O centro galáctico da Via Láctea, mostrado aqui em ondas de rádio (vermelho) e raios X (verde e azul), tem um buraco negro supermassivo, o Sagitário A*, que pode ter destruído gigantes vermelhas próximas - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2021
A NASA está preparando o lançamento de um novo observatório espacial de raios X, o primeiro deste tipo, o Imaging X-ray Polarimetry Explorer, ou IXPE.
O observatório foi construído para estudar alguns dos objetos mais energéticos do Universo, como os restos de estrelas destruídas, jatos de poderosas partículas expelidas de buracos negros e outros objetos.

"O lançamento do IXPE representa um avanço ousado e único para a astronomia de raios X [...] O IXPE vai nos ajudar a compreender melhor a natureza precisa das fontes de raios X cósmicos do que podemos aprender estudando apenas seu brilho e espectro de cores", afirmou o dr. Martin Weisskopf.

Ao analisar os raios X com o IXPE, os cientistas podem aprender mais sobre a estrutura e o comportamento dos corpos celestes, os ambientes em seu em entorno e a física da origem dos raios X.
"O IXPE nos ajudará a testar e aperfeiçoar nossas teorias de como o Universo funciona", afirmou.
Nebulosa NGC 1788, também conhecida como Morcego, na constelação de Orion - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2021
Anomalia na Nebulosa da Chama é descoberta pelo Hubble (FOTO)
O IXPE, que deve ser lançado em 9 de dezembro, possui três telescópios idênticos, onde cada um tem um conjunto de espelhos alinhados em forma de cilindro que coletam os raios X e os enviam a um detector, que registra os raios que chegam e mede a quantidade e a direção da polarização.