DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país (FOTOS)

CC0 / Gary Todd / Ferramentas de osso (imagem referencial)
Ferramentas de osso (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2021
Nos siga no
Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong.
Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas na moagem encontradas na China.
Li Gang, pesquisador do instituto provincial de relíquias culturais e arqueológicas, disse que as camadas do local descoberto no município de Yishui são de quase oito metros de espessura.
Foram descobertas oito camadas culturais e mais de 5.000 peças de artefatos de pedra e objetos feitos de osso, dentes e de chifre. Além disso, no local foram achados fósseis de animais.
Segundo aponta portal China.org, a nível mundial é raro descobrir relíquias de marfim usadas para criar ferramentas práticas cerca de 100.000 anos atrás.
Pesquisador observou que a pá de marfim e o solo da mesma camada do local foram datados com o método da série de urânio e o método de fotoluminescência. Os dados revelaram que a ferramenta e o solo circundante têm respectivamente 99 mil e 104 mil anos.
Por fim, ele disse que os artefatos refletem o estilo de vida e a criação de ferramentas dos seres humanos primitivos, e têm importância significativa para o estudo da evolução dos humanos antigos na China e na Ásia Oriental.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала