DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Encontrados em Marrocos adornos pessoais 'mais antigos do mundo', de mais de 142.000 anos (FOTO)

© Foto / Antiguidade Publicações Ltd / Rimstad et al / R. Fortuna, Museu Nacional da DinamarcaPulseiras de tecido encontradas em um cemitério viking na Dinamarca
Pulseiras de tecido encontradas em um cemitério viking na Dinamarca - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2021
Nos siga no
Autoridades marroquinas e paleontólogos anunciaram na quinta-feira (18) que no país foram descobertos os adornos pessoais "mais antigos do mundo", datados de entre 142.000 e 150.000 anos.
A descoberta foi realizada por uma equipe internacional de pesquisadores em uma caverna perto do balneário de Essaouira, no sudoeste de Marrocos.
Os pesquisadores encontraram cerca de 30 colares e pulseiras feitos com pequenas conchas de cor vermelha ocre, de acordo com a AFP.
"Eles são os adornos mais antigos do mundo, datados de entre 142.000 e 150.000 anos", disse Abdeljalil Bouzouggar, professor do Instituto Nacional Marroquino de Ciências Arqueológicas e Patrimônio.
Por sua vez, o ministro da Cultura do país, Mohamed Mehdi Bensaid, comentou que se trata de uma "grande descoberta para Marrocos e para a humanidade", destacando que estes objetos fornecem informações sobre "as primeiras civilizações".
"Esta foi a primeira vez que os humanos usaram o corpo como suporte, quer para se comunicarem entre si ou com membros de outros grupos, mais ou menos distantes de seu local de origem", conforme Bouzouggar.
O professor sugere que as conchas foram coletadas nas praias do território que é hoje Marrocos. Ele acredita que as conchas tenham servido como um instrumento de comunicação.
"Existem muitas espécies de conchas, mas eles procuraram a mesma espécie tanto aqui em Marrocos, como na Argélia em um local de 35.000 anos, na África do Sul em um local de 75.000 anos atrás, ou em Israel, em um local de 135.000 anos atrás", observou.
Os adornos agora encontrados são ainda mais antigos, testemunhando a vida dos humanos nesses tempos remotos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала