Trabalhador da saúde segura seringa em ponto de vacinação contra a COVID-19 em loja de departamentos GUM de Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Informações atuais sobre a dissimilação de coronavírus no Brasil e no mundo. Fique por dentro das principais notícias sobre o tema.

Cientistas revelam lista completa de animais que podem transmitir COVID-19

© AP Photo / Gerald HerbertRoedor próximo de dispositivo com isca venenosa em Nova Orleans, EUA
Roedor próximo de dispositivo com isca venenosa em Nova Orleans, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2021
Cientistas dos EUA, usando técnicas de aprendizado de máquina, determinaram cerca de 500 espécies de animais que entram em contato com humanos regularmente e podem se infectar ou transmitir o novo coronavírus.
O SARS-CoV-2 é um vírus inerentemente zoonótico. Os cientistas sugerem que, para evitar novas ondas da pandemia e surgimento de novas cepas perigosas, é preciso controlar todos os contatos possíveis entre os animais, potenciais vetores do vírus, e os humanos.
Em novo estudo, publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, os pesquisadores construíram modelos 3D de interações proteína-proteína entre o vírus SARS-CoV-2 e células hospedeiras de 5.400 mamíferos.
Os cientistas determinaram cerca de 500 espécies de animais que entram em contato com humanos regularmente e que podem se infectar ou transmitir o SARS-CoV-2, ou seja, podem ser reservatórios naturais do vírus.
A lista inclui, além de morcegos e roedores, muitos animais selvagens, tais como cervo-sika e búfalo-asiático, animais cultivados e mantidos em cativeiro, como visons, e também os gatos domésticos.
Os visons já causaram reinfecções na Dinamarca e Países Baixos, onde o coronavírus se transumiu de humanos para animais e de volta para as pessoas. Isso é perigoso, porque neste caso existe um risco alto de surgimento de mutações mais agressivas e menos sensíveis aos anticorpos neutralizantes e vacinas.