- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministro Nunes Marques suspende julgamento no STF sobre validade de decretos de armas de Bolsonaro

© Foto / Fellipe Sampaio/Divulgação/STFMinistro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF
Ministro Nunes Marques durante sessão solene de posse no STF - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2021
Nos siga no
O STF havia retomado nesta sexta-feira (17) o julgamento de nove ações relacionadas aos decretos de armas do presidente Jair Bolsonaro. Em abril, um pedido de visita do ministro Alexandre de Moraes havia interrompido o julgamento.
Após o voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu "desvio de finalidade" ao editar uma portaria que dificulta o rastreio de armas, o ministro do STF Nunes Marques interrompeu nesta sexta-feira (17) o julgamento pedindo mais tempo para análise do tema e suspendeu o julgamento.
A sessão, que acontece no plenário virtual da Corte, julga 14 ações que discutem atos do governo federal que tratam da posse, compra, registro e tributação sobre armas e munições. Parte desses decretos já havia sido suspensa graças a uma decisão liminar da ministra do STF Rosa Weber.
O STF havia retomado nesta sexta-feira (17) o julgamento de nove ações. Em abril, um pedido de visita do ministro Alexandre de Moraes já havia interrompido o julgamento. Durante o seu voto, Moraes ressaltou que o ato de Bolsonaro, ao editar a portaria, fere os "princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público", citado pela emissora CNN Brasil.
Nunes Marques também interrompeu o julgamento de outras cinco ações que questionam decretos mais recentes de Bolsonaro, editados em 2021. Dos nove processos, oito são relatados pela ministra Rosa Weber. O outro é de relatoria do ministro Edson Fachin.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала