Índia anuncia que vai ajudar Rússia a transformar Ártico em rota comercial global

© AFP 2023 / MAXIME POPOVVista da base militar russra Trevo do Norte, no Ártico. Foto de arquivo
Vista da base militar russra Trevo do Norte, no Ártico. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2021
Nos siga no
O primeiro-ministro indiano observou que Moscou e Nova Deli fizeram um progresso significativo no desenvolvimento de laços comerciais, apesar da pandemia do novo coronavírus.
A Índia planeja ajudar no desenvolvimento da Rota do Mar do Norte da Rússia e transformá-la em uma artéria comercial internacional, anunciou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
"Índia e Rússia são parceiros na exploração espacial por meio do programa Gaganyan. Rússia e Índia também serão parceiros na abertura do comércio internacional da Rota do Mar do Norte", disse Modi no sábado (4) durante sessão do Fórum Econômico do Oriente, realizada na cidade russa de Vladivostok.
O líder indiano também observou que Moscou e Nova Deli fizeram progressos significativos no desenvolvimento de laços comerciais, apesar das grandes interrupções causadas pela pandemia do novo do coronavírus.
© AFP 2023 / MIKHAIL KLIMENTYEVPrimeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (e), cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin durante coletiva de imprensa conjunta antes do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok, Rússia. Foto de arquivo
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia (à esquerda), cumprimenta Vladimir Putin, presidente russo, durante coletiva de imprensa antes do Fórum Econômico do Oriente, em Vladivostok, Rússia. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (e), cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin durante coletiva de imprensa conjunta antes do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok, Rússia. Foto de arquivo
"A amizade entre Rússia e Índia passou no teste do tempo. E mais recentemente se viu na cooperação contra a pandemia, inclusive em vacinas", comentou Modi.
O primeiro-ministro indiano também destacou que projetos conjuntos, como o corredor marítimo Chennai-Vladivostok, que está atualmente em desenvolvimento, fornecem maior conectividade junto com o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, uma parceria entre Irã, Rússia, Índia, Azerbaijão, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Ucrânia, Belarus, Omã e Síria.
A Rota do Mar do Norte é a rota marítima mais curta entre a parte europeia da Rússia e o Extremo Oriente, bem como a principal comunicação marítima no Ártico russo. A estrada segue ao longo da costa norte da Rússia através dos mares do oceano Ártico por 5.600 quilômetros do estreito de Kara à baía de Provideniya.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала