Biden chama Cuba de 'Estado falho' e diz procurar formas de restabelecer Internet no país caribenho

© AFP 2023 / TIMOTHY A. CLARYManifestantes protestam perto da sede das Nações Unidas em 23 de junho de 2021 enquanto a ONU realiza sessão sobre a necessidade de terminar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba
Manifestantes protestam perto da sede das Nações Unidas em 23 de junho de 2021 enquanto a ONU realiza sessão sobre a necessidade de terminar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA contra Cuba - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2021
Nos siga no
O presidente dos EUA, Joe Biden, chamou Cuba de "Estado falho" e disse que está buscando maneiras de fornecer serviços de Internet para o povo cubano, mas ainda sem autorizar levantamento do embargo, que tem fragilizado a nação latino-americana por várias décadas.

Na quinta-feira (15), em uma coletiva de imprensa com a chanceler alemã Angela Merkel, que estava de visita a Washington, Biden deu sua opinião e respondeu a questões sobre a situação de Cuba.

Presidente Biden contou à CBS News que "o comunismo é um sistema falho, um sistema falho universalmente". O presidente continua dizendo que Cuba falhou aos seus cidadãos, adicionando que também está determinando se os EUA têm capacidade para restabelecer o acesso à Internet no país [Cuba].

No final, o presidente estadunidense acrescentou que "Cuba é, infelizmente, um Estado falho e está reprimindo seus cidadãos".

Joe Biden, no entanto, disse que havia "um número de coisas" que seu governo estaria considerando fazer para ajudar o povo cubano, mas "eles [cubanos] necessitariam de circunstâncias diferentes ou de uma garantia de que não seriam explorados pelo governo". 

© AFP 2023 / EVA MARIE UZCATEGUIHomem entoa cântico durante manifestações em Cuba contra o governo do país, Miami, 11 de julho de 2021
Biden chama Cuba de 'Estado falho' e diz procurar formas de restabelecer Internet no país caribenho - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2021
Homem entoa cântico durante manifestações em Cuba contra o governo do país, Miami, 11 de julho de 2021
Algo que foi de imediato colocado fora de questão foi a possibilidade de cubanos vivendo nos EUA enviarem dinheiro para seus familiares, pois seria, nas palavras do presidente dos EUA, "muito provável que o Estado confiscasse esses bens, ou pelos menos grande parte deles". No entanto, Biden afirmou que estaria disposto a disponibilizar uma "quantidade significativa da vacina [contra a COVID-19]" a Cuba, caso alguma organização internacional pudesse administrar as doses "de um jeito que os cidadãos comuns pudessem acessar essas vacinas".

Joe Biden observou que o governo cubano havia, de fato, "cortado o acesso à Internet" e que Washington se encontra "considerando se temos capacidade tecnológica para restabelecer esse acesso".

Na verdade, o governador republicano do estado da Flórida, Ron DeSantis, escreveu à Casa Branca na quarta-feira (14) pedindo ao presidente que "aja imediatamente" para permitir que as empresas norte-americanas "forneçam acesso à Internet para o povo de Cuba".

© REUTERS / Alexandre MeneghiniConfrontos de pessoas com policiais durante os protestos a favor e contra o governo em Havana, Cuba, 11 de julho de 2021
Biden chama Cuba de 'Estado falho' e diz procurar formas de restabelecer Internet no país caribenho - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2021
Confrontos de pessoas com policiais durante os protestos a favor e contra o governo em Havana, Cuba, 11 de julho de 2021
Por sua vez, Francis Suarez, prefeito de Miami e também republicano, sugeriu que os EUA poderiam enviar uma intervenção militar para derrubar o governo de Cuba. Porém, Biden não considerou essa opção.

Por seu lado, Havana classificou os protestos do fim de semana passado de "provocação sistêmica" por dissidentes apoiados pelos EUA. 

É importante sublinhar que Cuba produziu duas vacinas contra a COVID-19, mas o seu governo atual culpa Washington pelo fato de não conseguir inocular mais do que um quarto de sua população por causa da escassez de seringas causada pelo embargo dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала