Com isso, as aeronaves também puderam fornecer dados em tempo real aos operadores que estavam baseados em solo, segundo o portal Flight Global.
O teste utilizou uma carga útil de gateway de sistemas abertos a bordo do U-2 para conectar um F-22 a cinco F-35, compartilhando com êxito dados entre as aeronaves.
Está previsto que custo do motor dos caças F-35 dos EUA cresça 3%https://t.co/MLKu3ueVC5
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 24, 2021
A Agência de Defesa de Mísseis e a Força Aérea dos EUA alcançaram o marco como parte do trabalho conjunto realizado no Projeto Hydra.
"O Projeto Hydra marca a primeira vez que comunicações bidirecionais foram estabelecidas entre aeronaves de 5ª geração em voo, ao mesmo tempo em que compartilhavam dados operacionais e de sensores com operadores no solo para capacidade em tempo real [...] Esta conectividade de nível seguinte reduz o tempo entre coleta de dados e decisão de minutos para segundos, o que é crítico no combate aos adversários atuais e às ameaças avançadas", afirmou Jeff Babione, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works.
Os serviços militares norte-americanos estão tentando desenvolver maneiras de compartilhar informações entre eles e entre diferentes equipamentos militares, pois acreditam que possam pensar melhor, manobrar mais rápido e depois dominar seus adversários.