Podem detectar caças furtivos: EUA estão preocupados por aliados comprarem sistemas S-400, diz mídia

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia Teste do novo sistema russo de defesa antiaérea realizado no Cazaquistão, 29 de outubro de 2020
Teste do novo sistema russo de defesa antiaérea realizado no Cazaquistão, 29 de outubro de 2020   - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2021
Nos siga no
EUA temem que seus caças "furtivos" sejam visíveis para os sistemas de defesa antiaérea S-400, uma suspeita que pode estar por trás dos esforços de Washington para dissuadir seus aliados de comprar sistemas russos, escreve The National Interest.

A edição indica que seus caças F-22 e F-35, bem como bombardeiros B-2 Spirit, dependem de sua velocidade e capacidade de entrar e sair rapidamente de zonas de radar de defesa antiaérea.

No entanto, os sistemas S-400 têm se tornado cada vez mais avançados, uma vez que são capazes de transferir seus dados de radar em tempo real.

Segundo avança a revista, esta característica pode permitir que os S-400 anulem a vantagem dos aviões militares dos EUA proporcionando ao armamento russo a capacidade de rastrear eficazmente e abater caças americanos.

© AP Photo / Lefteris PitarakisCaça F-35 em apresentação no Reino Unido
Podem detectar caças furtivos: EUA estão preocupados por aliados comprarem sistemas S-400, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2021
Caça F-35 em apresentação no Reino Unido

O portal sugere ainda que esta particularidade dos S-400, revelada pela Rússia, pode estar por trás dos recentes esforços do Pentágono para convencer a Índia a abandonar seus planos de adquirir os sistemas russos.

Tanto o governo anterior de Trump como o atual de Joe Biden têm ameaçado a Índia com imposição de sanções se o acordo de compra dos S-400 russos se concretizar.

Subramanian Swamy, legislador sênior do Partido Bharatiya Janata (BJP), que é o partido político governante da Índia, advertiu que os EUA "expulsariam" o país do Quad, grupo constituído por EUA, Austrália, Índia e Japão, se o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prosseguisse com a compra dos sistemas de defesa antiaérea S-400.

Isto também explica por que Washington introduziu sanções contra a Turquia – seu aliado da OTAN – após Ancara se recusar a rejeitar os sistemas S-400 que havia comparado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала