- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Anulação das condenações de Lula 'é muito ruim para o Brasil', diz Bolsonaro

© Folhapress / Pedro LadeiraO presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto.
O presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto. - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2021
Nos siga no
O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou nesta segunda-feira (8) sobre a anulação das condenações contra Lula, que torna o ex-presidente novamente elegível.

Em entrevista à TV Bandeirantes, Bolsonaro disse que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin é "ruim para o Brasil" por descredenciar o sistema judiciário.

"Descrédito para a Justiça é muito ruim para o Brasil" afirmou o presidente.

Bolsonaro afirmou ainda que acredita que a decisão monocrática passará "no mínimo" pela Segunda Turma do STF, que é formada por Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Kássio Nunes Marques e Gilmar Mandes, além de Fachin.

"A partir do momento que você diga que o Lula [...] Que foi tudo anulado, é dizer que não houve petrolão, não houve roubalheira em várias estatais", disse Bolsonaro.
© AP Photo / Eraldo PeresEdson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal
Anulação das condenações de Lula 'é muito ruim para o Brasil', diz Bolsonaro - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2021
Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal

A decisão de Fachin anula todos os processos que envolvem o ex-presidente Lula na Lava Jato: os casos do tríplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e também das doações ao Instituto Lula. Esses processos agora serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, que deve reavaliar a validade das provas.

É esperado, no entanto, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorra da decisão de Fachin.

Além de Bolsonaro, quem também reagiu à decisão de Fachin foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Deixando críticas ao ex-juiz Sergio Moro, Lira disse que Lula "pode até merecer" a anulação, mas "Moro, jamais". A decisão de Fachin supostamente retira o objeto das ações de suspeição contra o ex-juiz, mas o julgamento no STF ainda pode acontecer.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала