- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Agenda 100% positiva': Ernesto Araújo tem 1ª conversa telefônica com secretário de Estado de Biden

© Foto / Roque de Sá/Agência Senado/DivulgaçãoComissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública como ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública como ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2021
Nos siga no
Foi o primeiro contato por telefone que o chanceler brasileiro estabeleceu com o secretário de Estado, Antony Blinken, três semanas após a posse do presidente dos EUA, Joe Biden.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, realizou uma conversa por telefone com o novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, nesta quinta-feira (11).

​De acordo com o Itamaraty, os chefes das diplomacias dos dois países tiveram uma "excelente conversa". A diplomacia brasileira destacou que ambos confirmaram o compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, "ancoradas nos valores compartilhados entre essas duas grandes democracias".

"Identificaram ampla agenda de ação conjunta Brasil-EUA em temas comerciais e de investimentos, na defesa e promoção da democracia, na questão do clima e meio ambiente, em direitos humanos e no enfrentamento da Covid, entre outros", acrescentou o Itamaraty.

O ministro das Relações Exteriores, por sua vez, afirmou que teve "longa e produtiva conversa" com o secretário de Estado Antony Blinken, destacando que foi uma "agenda 100% positiva".

"Encontramos convergência de visões sobre a centralidade da democracia e grande empenho em trabalhar juntos nas questões do comércio, do clima e promoção dos direitos humanos. EUA seguem sendo parceiros-chave na transformação do Brasil em torno da liberdade econômica e política", acrescentou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала