Turquia divulga resultados de testes da fase 3 da CoronaVac: 91,25% de eficácia

© Folhapress / Bruno EscolásticoEm São Paulo, uma dose da vacina contra a COVID-19, Coronavac, é exibida em 30 de setembro de 2020
Em São Paulo, uma dose da vacina contra a COVID-19, Coronavac, é exibida em 30 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta quarta-feira (23), o Instituto Butantan, em São Paulo, adiou a divulgação da eficácia dos testes realizados no Brasil, alegando que a Sinovac, laboratório chinês que criou a vacina, havia pedido sigilo.

A Turquia informou nesta quinta-feira (24) que a CoronaVac apresentou 91,25% de eficácia nos testes da fase três. Os pesquisadores ainda afirmaram que essa taxa pode aumentar quando os resultados avançados forem divulgados.

Esta é a mesma vacina que está em produção no Instituto Butantan, em São Paulo. Nesta quarta-feira (23), o Instituto adiou a divulgação dos resultados dos testes de eficácia realizados no Brasil, alegando que a Sinovac, laboratório chinês que criou a vacina, havia pedido sigilo. O motivo seria o desejo de unificar e equalizar os dados do Butantan com os estudos conduzidos em outros países, como Turquia e Indonésia.

Na Turquia, os testes começaram em 14 de setembro. Os pesquisadores disseram que 1.322 pessoas participaram da pesquisa e que nenhum efeito colateral significativo foi observado. Os cientistas explicaram ainda que 26 das 29 pessoas infectadas durante o teste receberam placebos, acrescentando que o teste continuará até que 40 pessoas sejam infectadas.

"Agora temos certeza de que a vacina é eficaz e segura [para uso] no povo turco", disse o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, segundo a Reuters.
© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensBandeira turca sobre a embaixada da Turquia em Moscou, Rússia, abril de 2016
Turquia divulga resultados de testes da fase 3 da CoronaVac: 91,25% de eficácia - Sputnik Brasil
Bandeira turca sobre a embaixada da Turquia em Moscou, Rússia, abril de 2016

A Turquia firmou acordo para comprar 50 milhões de doses da vacina da Sinovac. A entrega estava prevista inicialmente para 11 de dezembro, mas o envio foi adiado. Koca disse que as doses chegarão na próxima segunda-feira (28), acrescentando que a Turquia vacinaria cerca de nove milhões de pessoas do primeiro grupo de prioridade, começando pelos profissionais de saúde.

A Sinovac é a primeira fabricante chinesa de vacinas a ter dados da fase três divulgados. As vacinas da Pfizer (95%), da Moderna (94,5%), e da AstraZeneca (70%, podendo chegar a 90%), além da Sputnik V (92%), tiveram a eficácia divulgada no mês passado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала