Gigante norueguesa Equinor descobre prolongado vazamento em refinaria de petróleo

© REUTERS / Stephane MaheRefinaria de petróleo (imagem referencial)
Refinaria de petróleo (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A companhia norueguesa Equinor admitiu que não sabe quanto petróleo vazou ou o montante necessário para a limpeza da região afetada.

A companhia estatal norueguesa de petróleo Equinor divulgou um relatório interno sobre vazamentos crônicos em sua refinaria de Mongstad, na costa oeste do país.

A enorme refinaria, a maior do país europeu, inclui 200 quilômetros de dutos que aparentemente têm vazado petróleo há anos.

"Reconhecemos ter poluído o solo", disse Irene Rummelhoff, nova vice-presidente executiva da Equinor, ao jornal Dagens Naeringsliv, afirmando que a situação é "inaceitável". "Temos sistemas que medem a poluição das águas subterrâneas, mas não temos uma visão completa sobre a extensão da poluição no solo. É isto que estamos tentando determinar", disse ela.

A companhia relatou ter recolhido aproximadamente 112 metros cúbicos do hidrocarboneto até o momento. A executiva admitiu que, uma vez que o sistema de tubagens ocupa uma grande área, incluindo debaixo da própria refinaria, talvez seja impossível limpar alguns segmentos sem fechar toda a instalação.

"O relatório de investigação revela que o vazamento de petróleo não pode ser atribuído a um incidente em particular, mas a infiltrações do sistema de drenagem de água com petróleo, assim como a diversas pequenas descargas anteriores de operações, rotinas e incidentes de manutenção", divulgou a companhia em um comunicado, afirmando que isto pode estar ocorrendo há décadas.

A refinaria de Mongstad funciona desde 1975, quando a Equinor ainda se chamava Statoil. Anteriormente, esteve envolvida em um escândalo de aumento de custos.

© AFP 2023 / MARCEL MOCHETExploração do petróleo no mar da Noruega (foto de arquivo)
Gigante norueguesa Equinor descobre prolongado vazamento em refinaria de petróleo - Sputnik Brasil
Exploração do petróleo no mar da Noruega (foto de arquivo)

O vazamento é o último em uma série de problemas enfrentados pela companhia norueguesa. A Equinor tem se defrontado com a diminuição do valor médio do barril de petróleo devido à crise econômica provocada pela pandemia da COVID-19, registrando prejuízos em suas operações no exterior, tendo ainda sofrido um grande incêndio em uma planta de processamento de gás no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала