Japão planeja desenvolver caça para 'prevenir emergências' no estreito de Taiwan

© AP Photo / Eugene HoshikoCaça F-35 de última geração no Japão
Caça F-35 de última geração no Japão - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo japonês realizou recentemente uma revisão administrativa, durante a qual revelou seu plano de produzir um novo caça a jato, capaz de responder à crescente ameaça militar chinesa na região.

Enquanto o governo examinava seus vários projetos para conter gastos desnecessários, o ministro da Reforma Administrativa do Japão, Taro Kono, enfatizou que para promover a "política de fabricação nacional de caças da próxima geração", é importante explicar ao público como essas novas aeronaves podem "prevenir emergências" no estreito de Taiwan e perto das ilhas Diaoyu, informou o jornal Liberty Times, citado em inglês pelo jornal Taiwan News.

Kono, também ex-ministro da Defesa, destacou que contar apenas com caças de última geração não é suficiente para defender o Japão. "Devemos fazer uma avaliação ousada e abrangente das Forças de Autodefesa Terrestre, Marítima e Aérea", ao invés de formular orçamentos de acordo com as práticas anteriores, argumenta.

De acordo com o jornal Sankei Shimbun, o Ministério da Defesa do Japão apontou que o país possui atualmente 309 caças, enquanto a China tem pelo menos 1.080. Perante tal desproporcionalidade, o ministério afirmou que o Japão precisa desenvolver caças de alto desempenho. Deste modo, a fabricação de um protótipo em 2024 está sendo planejada, podendo o novo caça ser implantado até 2035. O custo total de desenvolvimento é estimado em US$ 9,6 bilhões (R$ 52 bilhões).

Kono considerou anteriormente a introdução de drones capazes de transportar mísseis, com o objetivo de cortar custos. No entanto, devido à falta de experiência de desenvolvimento de drones no Japão, alguns temem que depender de importações enfraquecerá a indústria de defesa doméstica.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала