Novo método para localizar matéria escura em galáxias é desenvolvido

Nos siga no
Os cientistas estimam que 85% da massa do Universo sejam invisíveis, ou seja, esta matéria escura não pode ser observada diretamente, pois não interage da mesma maneira com a luz como a matéria comum que compõe as estrelas, planetas e vida na Terra.

Assim, para medir o que não pode ser visto, os cientistas analisaram o efeito da matéria escura sobre a gravidade, segundo o portal Science Focus.

O novo estudo, publicado na Monthly Notices da Royal Astronomical Society, está focado em um efeito chamado lente gravitacional fraca, que faz parte da teoria da relatividade geral de Einstein.

© Foto / Pixabay / lumina_obscuraGaláxias
Novo método para localizar matéria escura em galáxias é desenvolvido - Sputnik Brasil
Galáxias

Apesar de este método já ser um dos mais bem-sucedidos para mapear o conteúdo da matéria escura do Universo, os cientistas usaram o Telescópio ANU 2.3m na Austrália para mapear como as galáxias com lente gravitacional estão girando.

"É como olhar para uma bandeira para tentar saber quanto vento há [...] Você não pode ver o vento, mas o movimento da bandeira indica o quão forte o vento está soprando", afirmou Pol Gurri, especialista da Universidade de Tecnologia de Swinburne, Austrália.

De acordo com o professor Edward Taylor, da Universidade de Tecnologia de Swinburne, "a matéria escura vai distorcer levemente a imagem de qualquer coisa por trás dela", e que "este efeito é como ler um jornal através do fundo de uma taça de vinho".

"Medindo a distorção das imagens reais da galáxia, podemos descobrir a quantidade de matéria escura necessária para explicar o que vemos", afirmou Gurri.

Desta forma, o novo estudo mostra como esta informação de velocidade permite uma medição muito mais precisa do efeito de lente do que a que seria usada, podendo criar uma imagem mais clara de sua importância na formação das galáxias.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала