Moscou e Minsk defendem a normalização da situação na Bielorrússia por meio do diálogo

© AP Photo / Sergei GritsMultidão de jovens com bandeira branca e vermelha protesta em Minsk, capital da Bielorrússia
Multidão de jovens com bandeira branca e vermelha protesta em Minsk, capital da Bielorrússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e Bielorrússia, Sergei Lavrov e Vladimir Makei, concordaram nesta quinta-feira (27) sobre a necessidade de uma rápida normalização da crise por meio de um diálogo nacional.

"Lavrov informou seu colega bielorrusso sobre os contatos recentes com parceiros estrangeiros, durante os quais foi abordada a situação na Bielorrússia. Os ministros enfatizaram a necessidade de uma normalização rápida da situação por meio do diálogo nacional, observando as normas da Constituição e respeitando o Estado de Direito na república", diz o comunicado da chancelaria russa.

As ações de protesto em massa começaram em 9 de agosto, após as eleições presidenciais deram a vitória ao líder bielorrusso Aleksandr Lukashenko, que obteve 80,1% dos votos. A oposição contestou o resultado do pleito e tomou as ruas em grandes protestos por todo o país.

Nos primeiros dias, as ações foram reprimidas pelas forças de segurança com gás lacrimogêneo, canhões de água, granadas de efeito moral e balas de borracha, que foram usadas contra os manifestantes. Segundo os dados oficiais, mais de 6,7 mil pessoas foram detidas nos primeiros dias.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала