Huawei diz que sua exclusão da rede 5G no Reino Unido ocorre por motivos políticos

© AP Photo / Mark SchiefelbeinFuncionária da Huawei fala ao celular em escritório da empresa em Shenzhen, na China, em dezembro de 2019
Funcionária da Huawei fala ao celular em escritório da empresa em Shenzhen, na China, em dezembro de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Huawei acredita que a decisão do governo do Reino Unido de remover a gigante tecnológica chinesa do desenvolvimento de redes 5G é politizada e não tem nada a ver com questões de segurança.

O ministro da Cultura e do Setor Digital, Oliver Dowden, anunciou nesta terça-feira (14) que a Huawei está proibida de fornecer equipamentos para a rede 5G do Reino Unido a partir do final do ano. Empresas de telefonia que usam equipamentos da companhia chinesa em suas redes 5G devem removê-los até 2027. De acordo com o ministro britânico, a decisão foi tomada por considerações de segurança nacional e sanções impostas pelos Estados Unidos contra a Huawei.

"Lamentavelmente, nosso futuro no Reino Unido se tornou politizado, trata-se da política comercial dos EUA e não de segurança. Nos últimos 20 anos, a Huawei se concentrou em construir um Reino Unido melhor conectado. Como empresa responsável, continuaremos a apoiar nossos clientes como sempre fizemos", afirmou a unidade da Huawei do Reino Unido em comunicado.

O porta-voz da gigante chinesa na terra da Rainha Elizabeth II, Ed Brewster, chamou a decisão de "más notícias para qualquer pessoa no Reino Unido com um telefone celular". Segundo ele, as conexões ficarão mais lentas e as tarifas subirão.

A decisão marca uma reviravolta significativa para o primeiro-ministro Boris Johnson, que afirmou anteriormente que a empresa chinesa teria permissão para trabalhar em partes não sensíveis da rede 5G.

No final de junho, a Huawei recebeu a aprovação para começar a trabalhar em um centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade britânica de Cambridge. A empresa planeja contratar 400 pessoas e investir US $ 1,2 bilhão, cerca de R$ 6,5 bilhões na cotação desta terça-feira (14), no projeto. 

O Reino Unido foi um dos Estados a impôr sanções contra a Huawei após os Estados Unidos fazerem o mesmo. A acusação é de que a gigante tecnológica pode espionar para o governo chinês. A Huawei refuta as acusações.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала