Câmara dos EUA aprova projeto de reforma policial do Partido Democrata

© REUTERS / Pool / David J. PhillipFuneral do cidadão afro-americano George Floyd na igreja Fountain of Praise em Houston, no Texas
Funeral do cidadão afro-americano George Floyd na igreja Fountain of Praise em Houston, no Texas - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou na quinta-feira (25) a "Justice in Policing Act" (Lei de Justiça no Policiamento, em tradução livre), apresentada pelo Partido Democrata após o assassinato de George Floyd.

Foram 236 favoráveis e 181 contra, informa um correspondente da Sputnik.

O projeto foi aprovado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA em 17 de junho. Ao mesmo tempo, outro projeto de reforma da polícia, proposto pelo Partido Republicano, não obteve apoio suficiente no Senado. 

Juntamente com os democratas, que têm a maioria na Câmara dos Representantes, vários republicanos também apoiaram a Lei de Justiça no Policiamento.

O projeto ainda está para ser analisado pelo Senado, cuja maioria dos assentos pertence ao Partido Republicano. Se aprovada pelo Senado, o ato precisará de aprovação presidencial.

As novas regras têm como objetivo aumentar a transparência sobre os dados da polícia e seu treinamento, proibir o uso de estrangulamentos e mandatos sem notificação, estabelecer o uso obrigatório de câmeras por policiais e restringir o uso de força letal. A criação de um banco de dados nacional sobre abuso policial está prevista na legislação. 

O projeto também prevê que as famílias de vítimas de violência policial possam entrar com ações civis, o que reverteria proteções legais autorizadas pela Suprema Corte dos EUA nos últimos anos.

As discussões sobre a nova legislação policial ocorrem em meio a protestos em todo o país contra o racismo após o assassinato de dois homens negros pela polícia. Em 25 de maio, George Floyd morreu depois que um oficial de Minneapolis se ajoelhou no seu pescoço por quase nove minutos. Em 12 de junho, Rayshard Brooks, em Atlanta, foi baleado após brigar com dois policiais perto de um restaurante.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала