Cientistas testam medicamento para azia no tratamento de casos leves da COVID-19

© Foto / Pixabay / AjalePílulas (imagem referencial)
Pílulas (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Tomar uma medicação de baixo custo como famotidina pode ajudar na melhoria dos resultados do tratamento para pacientes com COVID-19 que não necessitam de hospitalização, segundo pesquisa realizada nos EUA.

O estudo, publicado na revista Gut, envolveu a participação de dez pacientes com infecção por coronavírus que durante a doença tomaram famotidina – um medicamento usado contra azia.

Melhora pós-tratamento

Os especialistas avaliaram a gravidade dos cinco principais sinais da doença, como tosse, falta de ar, fadiga, dor de cabeça e perda de paladar e olfato.

Enfatiza-se que, na maioria das vezes, os pacientes tomavam uma dose de 80 miligramas do medicamento três vezes ao dia por uma média de 11 dias.

"Os resultados desta série de casos sugerem que a alta dose de famotidina oral é bem tolerada e associada a melhores resultados relatados pelos pacientes não hospitalizados com COVID-19", lê-se na conclusão da pesquisa.

Todos os dez pacientes relataram que, após tomar a famotidina, começaram a se sentir melhor. A avaliação geral dos sintomas melhorou significativamente durante as primeiras 24 horas.

Contudo, os pesquisadores notaram que não é possível confirmar a eficácia da ingestão de famotidina devido a dados insuficientes.

© REUTERS / Susana VeraProfissionais de saúde em equipamentos de proteção desinfectam seus postos de trabalho
Cientistas testam medicamento para azia no tratamento de casos leves da COVID-19 - Sputnik Brasil
Profissionais de saúde em equipamentos de proteção desinfectam seus postos de trabalho

Anteriormente, o Dr. Kevin Tracey, presidente do Instituto Feinstein de Pesquisa Médica (EUA), falou sobre o início de testes clínicos da famotidina para o tratamento de pacientes com coronavírus, acrescentando que, se o remédio funcionar, poderá ser usado em qualquer lugar, pois é "universal, barato e tem muito".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала