Teerã diz estar pronta para continuar envio de petróleo à Venezuela se Caracas solicitar

© REUTERS / Palácio MirafloresO navio-tanque iraniano Fortune atracado na Venezuela
O navio-tanque iraniano Fortune atracado na Venezuela - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chancelaria iraniana assegura que seu país pode continuar o fornecimento de combustível à Venezuela.

O Irã continuará a enviar petróleo à Venezuela se Caracas solicitar mais fornecimentos, afirmou nesta segunda-feira (1º) o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi, apesar das críticas de Washington quanto às relações comerciais entre os dois países, ambos sob sanções norte-americanas.

"O Irã exerce seu direito de livre comércio com a Venezuela e estamos prontos para enviar mais embarcações se Caracas pedir mais fornecimentos", indicou Mousavi em uma conferência de imprensa.

Durante os últimos dias, a Venezuela recebeu quatro petroleiros iranianos (Fortune, Forest, Petunia e Faxina) para satisfazer a demanda interna de combustível. Um quinto navio deverá chegar em breve. Entre os cinco, se contabiliza um total de 1,53 milhão de barris de gasolina e outros hidrocarbonetos.

Se estima que o último petroleiro, o Clavel, chegue à costa do país sul-americano nesta segunda-feira.

Todos os petroleiros foram acompanhados pela Marinha e Força Aérea da Venezuela, uma vez que os EUA ameaçaram usar a força para impedir a chegada dos navios aos portos venezuelanos.

Apesar das sanções diplomáticas e econômicas impostas por Washington à Venezuela e Irã, os dois países têm iniciado um processo de forte aproximação ao longo dos últimos anos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала