Acusado de corrupção, Netanyahu pede imunidade parlamentar

© AP Photo / Sebastian ScheinerPrimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na reunião semanal de gabinete em Jerusalém, 16 de setembro de 2018
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na reunião semanal de gabinete em Jerusalém, 16 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, solicitou nesta quarta-feira (1º) a Yuli-Yoel Edelstein, o presidente do Parlamento, imunidade parlamentar.

O premiê já foi acusado pelo procurador-geral de Israel, Avichai Mandelblit, por suborno e fraude. Netanyahu alega que as acusações são políticas e visam destituí-lo de seu cargo. 

"Gostaria de liderar o governo de Israel por muitos anos. Segundo a lei, a imunidade é sempre temporária. A imunidade dá aos representantes do povo proteção temporária do judiciário. Ela dura até que a atual convocação do Knesset [parlamento israelense] pare de funcionar. Se o Knesset termina de trabalhar em três meses [...] então a imunidade acaba", disse o primeiro-ministro.

Netanyahu foi alvo de várias investigações de corrupção, incluindo alegações de que recebeu presentes caros de vários empresários, implantou uma lei que beneficiaria um dos principais jornais de Israel e apoiou uma regulamentação mais rígida no setor de telecomunicações em troca de cobertura positiva na imprensa.

A imunidade também pode servir para Netanyahu ganhar tempo. Em 2019, Israel realizou duas eleições, mas nenhum partido conseguiu maioria absoluta e as conversas para formar uma coalizão falharam. Há uma nova eleição prevista para março de 2020. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала