Começa montagem do bombardeiro russo futurista PAK DA

© Foto / Ministério da Defesa da RússiaModelo do sistema aéreo inovador para aviação de longo alcance (PAK DA)
Modelo do sistema aéreo inovador para aviação de longo alcance (PAK DA) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério da Defesa russo informou que os trabalhos de construção do novo bombardeiro furtivo, o PAK DA, avançam de acordo com planejado e que a fabricação das peças para a primeira unidade já começou.

Deste modo, destacou o vice-ministro da Defesa Aleksei Krivoruchko, confirma-se que o projeto técnico da nova aeronave foi aprovado e se encaminha à montagem das primeiras unidades de teste. Em agosto de 2019 foi revelado que os testes de voo do novo bombardeiro foram realizados em um polígono de provas de Tupolev, na cidade de Zhukovsky, próxima de Moscou.

O PAK DA será o primeiro bombardeiro completamente desenvolvido e fabricado na Rússia e, segundo os dados preliminares, terá a configuração de asa, semelhante ao norte-americano B-2. Contará igualmente com tecnologias furtivas. Está previsto que o novo bombardeiro voe pela primeira vez em 2025 e que sua fabricação em série comece em 2028 ou 2029.

Ao mesmo tempo, o alto comando militar indicou que este projeto não afetará o programa do outro bombardeiro estratégico da Rússia, o Tu-160, cuja produção seguirá adiante e inclusive será intensificada a partir de 2021. De fato, no final de novembro foi entregue para testes a primeira unidade de um Tu-160 completamente renovada.

O Ministério da Defesa do país planeja renovar toda a frota destes bombardeiros, que consiste em dezesseis unidades.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала