- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moro envia Força Nacional para área onde índios foram assassinados no Maranhão

© ©Eduardo Anizelli/FolhapressÍndios da etnia Guajajara, no Maranhão
Índios da etnia Guajajara, no Maranhão  - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou nesta segunda-feira (9) o envio de tropas da Força Nacional para a região onde dois índios da etnia Guajajara foram assassinados no sábado (7) na BR-226.

A área compreende a Terra Indígena Cana Brava Guajajara. O crime aconteceu entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, a 506 km de São Luís.

O ataque deixou ainda dois índios feridos. Um deles deve ter alta ainda esta semana, enquanto o outro foi submetido a uma cirurgia e está em situação estável, porém grave. 

Após o atentado, um grupo de indígenas realizou um protesto e fechou a BR-226. 

A missão da Força Nacional será apoiar a Funai para garantir a integridade física dos indígenas, dos servidores do órgão e dos não índios. A equipe deslocada para o local ficará na região por ao menos 90 dias. 

Funai diz que índios foram associados a assaltos na rodovia BR-226

A Funai acredita que o motivo do crime foi vingança, pois os índios teriam sido acusados de assaltos na região. A Polícia Federal e a Polícia Civil abriram investigações. 

Um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve realizar uma visita à Terra Indígena Cana Brava.

No início de novembro, o indígena Paulo Paulino Guajajara foi morto no interior da Terra Indígena Araribóia, região de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. O líder indígena Laércio Guajajara e um madeireiro também ficaram feridos no incidente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала