- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moçambique revela área que mais recebe investimento do Brasil

© Sputnik / Ilia PitalevParticipantes do Fórum Econômico Rússia-África
Participantes do Fórum Econômico Rússia-África - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma delegação moçambicana, da qual o presidente Filipe Nyusi faz parte, está na Rússia para o fortalecimento das relações econômicas. A Sputnik Brasil conversou com o promotor de investimento de Moçambique sobre as relações tanto russas como brasileiras.

O diretor-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), Lourenço Sambo, classificou o Fórum Econômico Rússia-África como sendo "extraordinário e muito necessário" para o progresso africano, destacando que "a África precisa muito da Rússia".

Acordos fechados com empresas russas

De acordo com Lourenço Sambo, no decorrer do fórum econômico, realizado em Sochi entre 23 e 24 de outubro, "acordos no setor privado já foram fechados entre empresas moçambicanas e russas".

O promotor de investimento acentuou a visita do presidente de Moçambique à Rússia em agosto deste ano, classificando-a como "extraordinária".

"A visita foi extraordinária por termos conseguido interagir com empresas na área de energia, que é extremamente importante, na área de gás e na área de mineração, que há um grande interesse de empresas russas em investir nessa última área."

Relação econômica Brasil-Moçambique

De acordo com Lourenço Sambo, a relação entre Brasil e Moçambique "não está mal, comparando com toda a América, onde a América do Norte entra com mineração [em Moçambique] de óleo e gás, já a América do Sul, sobretudo o Brasil, está na área do carvão".

© Sputnik / Pablo RodriguesDiretor-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), Lourenço Sambo, no Fórum Econômico Rússia-África, 24 de outubro de 2019
Moçambique revela área que mais recebe investimento do Brasil - Sputnik Brasil
Diretor-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações de Moçambique (APIEX), Lourenço Sambo, no Fórum Econômico Rússia-África, 24 de outubro de 2019

O diretor-geral da APIEX pontuou que o desafio atual é concretizar a triangulação entre Japão, Brasil e Moçambique para desenvolver a agricultura. Como explicou, trata-se de um projeto semelhante ao Pró-Cerrado brasileiro, que visa explorar agricultura sem causar muitos danos ao bioma. No caso, a versão moçambicana seria chamada de Pró-Savana.

Segundo Lourenço Sambo, o projeto Pró-Savana está dando passos curtos para concretização.

Vale ligando Brasil a Moçambique

"O maior investimento que o Brasil fez em Moçambique foi na área do carvão. Temos a Vale Brasil e temos a Vale que investiu a partir dos Emirados Árabes Unidos e construiu a linha férrea, que transporta o carvão através do Malawi até Nacala Porto [cidade moçambicana]", destacou Lourenço Sambo para a Sputnik Brasil.

Além do investimento na infraestrutura moçambicana com a construção de linha ferroviária, a Vale entrou também no reconhecimento e mapeamento das minas para extração do carvão, que agora está na fase de produção e exportação, de acordo com o diretor-geral da APIEX.

O promotor de investimento destacou que estudantes moçambicanos estão se capacitando no Brasil na exploração de carvão, sendo financiados pela Vale.

Política do Brasil é observada por Moçambique

Lourenço Sambo revelou que a situação política do Brasil é acompanhada por Moçambique.

Em se tratando das relações do Brasil com Moçambique, o diretor-geral da APIEX afirmou: "Não diria que estão péssimas, mas não estamos indiferentes com o que está acontecendo no Brasil, onde está tendo a Lava Jato e apreensão de muitos envolvidos. O mais importante para nós é que, de fato, as relações econômicas não deixem de existir em momento algum."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала