NASA capta morte 'psicodélica' de estrela a 1.400 anos-luz da Terra (FOTO)

© Foto / NASA/ESAMorte de uma estrela, que perdeu suas camadas exteriores e um núcleo de uma anã branca densa
Morte de uma estrela, que perdeu suas camadas exteriores e um núcleo de uma anã branca densa - Sputnik Brasil
A NASA captou, através do telescópio Hubble, uma imagem mostrando a morte de uma estrela a 1.400 anos-luz da Terra.

A foto revela o momento agonizante dos últimos tempos de vida de uma estrela, conhecida como a Nebulosa de Saturno ou NGC 7009, situada na constelação de Aquário, conforme o tabloide Express.

A NGC 7009 apresenta apenas um único núcleo de anã branca no centro de nuvens de gás. Na imagem podemos observar nuvens azuis, amarelas, laranja e vermelhas, que são os gases expelidos durante a morte da estrela, que ocorre quando ela já não possui combustível suficiente para manter sua fusão nuclear, ocorrendo assim sua expansão e o afastamento das camadas externas.

"Estrelas normais como o Sol possuem vidas bastante calmas em suas regiões galácticas, produzindo descontraidamente calor e luz por bilhões de anos. No entanto, quando atingem a idade de aposentadoria, elas se transformam em obras de arte únicas e muitas vezes psicodélicas", afirmou a NASA.

A Nebulosa de Saturno foi descoberta pelo astrônomo William Herschel, em 7 de setembro de 1782, e está localizada a aproximadamente 1.400 anos-luz da Terra, tendo como característica uma aparência verde-amarelada.

© Foto / NASA/ESA/ Hubble Nebulosa de Saturno (NGC 7009), nebulosa planetária na constelação de aquário
NASA capta morte 'psicodélica' de estrela a 1.400 anos-luz da Terra (FOTO)  - Sputnik Brasil
Nebulosa de Saturno (NGC 7009), nebulosa planetária na constelação de aquário

A NASA também afirmou que o estudo da nebulosa é algo muito interessante pelo fato de que o Sol provavelmente terá destino semelhante.

Além disso, os cientistas acreditam que os gases liberados pela estrela morta poderão ser reciclados e utilizados para formar novas estrelas.