NASA detecta 5 asteroides rumo à Terra sendo um deles maior que Cristo Redentor

© Foto / NASA / Don DavisIlustração do asteroide que extinguiu dinossauros
Ilustração do asteroide que extinguiu dinossauros - Sputnik Brasil
O maior dos cinco asteroides foi batizado pela NASA de 2019 TM7 e tem entre 42 e 95 metros de diâmetro.

Segundo a NASA, cinco grandes asteroides irão passar na sexta-feira (18) pela Terra "de raspão". O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês), que faz parte da agência espacial norte-americana e que se dedica ao monitoramento de todas as rochas espaciais que passam perto do nosso planeta, revelou que os asteroides irão se aproximar amanhã do nosso planeta.

No ponto máximo da estimativa, ou seja, se o corpo celeste tiver realmente 95 metros de diâmetro, será duas vezes maior do que a famosa estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura.

O 2019 TM7 passará a uma distância de 40 milhões de quilômetros da Terra na sexta-feira (18), mesmo assim, de acordo com a NASA, esta distância é considerada uma "passagem próxima" em uma escala espacial.

A NASA descobre cerca de 30 novos objetos próximos à Terra todas as semanas, e desde o início deste ano já foram identificados mais de 19 mil asteroides escreve tabloide britânico Mirror.

Entretanto, a agência espacial adverte que nem todas as rochas espaciais foram catalogadas, significando que o impacto pode ocorrem "a qualquer momento".

Só para ter em conta as dimensões, o meteorito que entrou em combustão na atmosfera terrestre acima da Sibéria em 2013, perto da cidade de Chelyabinsk, tinha aproximadamente 17 metros de diâmetro, e mesmo assim conseguiu provocar muitos estragos na cidade.

Atualmente a NASA está focada na busca por meteoros na vizinhança da Terra, mais precisamente, rochas espaciais de mais de 140 metros de diâmetro, pois uma rocha destas dimensões é capaz de causar danos catastróficos, podendo até mesmo aniquilar um país inteiro.