Suécia aumenta gastos militares e repassa conta aos bancos

© REUTERS / TT News Agency/ Soren AnderssonMilitares das Forças Armadas da Suécia na ilha de Gotlândia, Suécia
Militares das Forças Armadas da Suécia na ilha de Gotlândia, Suécia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo da Suécia planeja cobrir o crescimento dos gastos militares aumentando a carga tributária sobre bancos do país, afirmou um comunicado oficial.

Este ano, o governo da Suécia conseguiu aprovar o aumento de gastos militares em 5 bilhões de coroas (cerca de 500 milhões de euros) no período entre 2022 e 2025.

A decisão foi baseada em um relatório da comissão parlamentar de defesa que estimou que há sérias ameaças à segurança do país, inclusive da Rússia.

"O governo pretende propor um aumento de gastos militares em 5 bilhões de coroas (cerca de 500 milhões de euros) em 2022; essas despesas estão incluídas no projeto de orçamento para 2020 e serão totalmente cobertas pelo imposto bancário" , diz o comunicado.

O diretor da Associação Sueca de Banqueiros, Hans Lindberg, alertou que a proposta "afetará negativamente empregos e o crescimento econômico".

O banqueiro criticou a medida como inadequada em meio a uma desaceleração da economia.

A Rússia, por outro lado, criticou a crescente presença militar da OTAN, da qual a Suécia não é membra, mas é um dos parceiros prioritários.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала