EUA: 'Não há evidência de que a Índia use o Afeganistão para prejudicar o Paquistão'

© AP Photo / Dar YasinSombra de soldados indianos (Arquivo)
Sombra de soldados indianos (Arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA não encontraram nada que sugira que a Índia esteja usando solo afegão para apoiar atividades terroristas contra o vizinho Paquistão, informou o jornal The Express Tribune.

De acordo com a matéria, a resposta dos EUA veio na terça-feira durante uma coletiva de imprensa na Embaixada dos EUA em Islamabad.

"Não tenho a evidência a que você está se referindo, mas nossa política é clara de que nenhum país deve apoiar combatentes não estatais", disse a vice-secretária de Estado adjunto dos EUA para a Ásia Central e do Sul, Alice Wells em resposta a uma pergunta sobre acusações do Paquistão de que a Índia usa solo afegão para fomentar o terrorismo no país.

A SCO ratificou na sexta-feira (10) uma resolução sobre o início dos procedimentos de expansão do grupo, abrindo a possibilidade de adesão plena da Índia e do Paquistão ao bloco - Sputnik Brasil
'Histeria de guerra': Índia rejeita acusação do Paquistão sobre ataque iminente
A diplomata também pediu aos países da região que trabalhem pela paz e prosperidade.

"Achamos que é fundamental que as nações desta região se respeitem mutuamente e trabalhem para alcançar a paz e o crescimento econômico", disse Wells, respondendo a uma pergunta sobre o papel da Índia na criação de distúrbios na província do Baluquistão no Paquistão.

O principal porta-voz do exército paquistanês, general Asif Ghafoor, culpou a agência de espionagem externa da Índia, a (RAW), por financiar e apoiar o Movimento Pashtun Tahafuz (PTM).

A diplomata dos EUA esteve no Paquistão como parte de uma delegação liderada pelo enviado especial americano, Zalmay Khalilzad, para as negociações de paz no Afeganistão.

O Paquistão tem repetidamente acusado a Índia de usar o Afeganistão para criar distúrbios e tensões no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала