Turquia receberá primeiro S-400 em julho apesar da pressão dos EUA, diz oficial russo

© Sputnik / Sergei MalgavkoSistemas de mísseis S-400 Triumph do regimento de defesa antiaérea na cidade russa de Teodósia, na Crimeia
Sistemas de mísseis S-400 Triumph do regimento de defesa antiaérea na cidade russa de Teodósia, na Crimeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia começará a transportar seus sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 para a Turquia em julho, informou o chefe da agência estatal de comércio de armas da Rússia. O acordo está sendo feito porque Ancara ignora a pressão de seu aliado na OTAN, os EUA.

Aleksandr Mikheyev, da Rosoboronexport, declarou à imprensa russa nesta quarta-feira que todas as questões relativas ao contato foram "resolvidas", e que a Rússia e a Turquia estão agora trabalhando em sua execução.

Assim, a entrega começará em julho.

Caça americano F-35A Lighting II na Base Aérea de Luke, nos EUA, 27 de junho de 2018 - Sputnik Brasil
Se os EUA se recusarem a fornecer F-35s, a Turquia suprirá necessidade 'em outro lugar'

No início deste mês, o presidente russo Vladimir Putin ordenou a aceleração do embarque dos S-400 para Ancara.

A Turquia optou por manter o contrato apesar da pressão intensa de Washington, que é seu aliado dentro e fora da OTAN, para acabar com o acordo. Autoridades norte-americanas e legisladores disseram que a obtenção de armas fabricadas na Rússia prejudicará a segurança da aliança. O Pentágono suspendeu a entrega de caças F-35 à Turquia, dizendo que Ancara não conseguirá os aviões prometidos, a menos que se recuse a levar as S-400.

Autoridades turcas, por sua vez, rejeitaram fortemente todas as tentativas de desbaratar o acordo com a Rússia e insistiram que a nação é livre para comprar armas de quem quiser. O ministro de Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, argumentou que Ancara poderá encomendar mais S-400 se o Pentágono se recusar a vender os sistemas de mísseis de defesa aérea Patriot, fabricados nos EUA, para a Turquia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала